Prova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CURSO DE FORMAÇÃO EM GPP-GeR






MONICA FERREIRA DE FARIAS









ESTADO E SOCIEDADE


















ESTÂNCIA
Mar/2012MONICA FERREIRA DE FARIAS





ESTADO E SOCIEDADE






Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina Políticas Públicas e Gênero, do curso de Formação emGPP-GeR da Universidade Federal de Sergipe.













ESTANCIA
Mar/2012





Unidade: Políticas Publicas em gênero e raça
Módulo: Estado e Sociedade



Aunidade 3 do módulo 4 faz uma distinção entre politicas públicas de Governo e politicas públicas de Estado, fazendo, principalmente uma análise das politicas públicas, sua importância e seu poder detransformação de uma determinada realidade social, e por fim, como esta se distingue da política de Estado. Retoma ainda um pouco da questão do surgimento da cidadania e a formação dos movimentossociais remetendo a discussão para as passagens de democratização e redemocratização no Brasil até a promulgação da Constituição de 1988.

As políticas públicas são diretrizes que devemestar alicerçadas em princípios, tendo por finalidade subsidiar a ação do poder público, entretanto, caberá aos agentes públicos conhecer a realidade do Município, Estado e União, de maneira apossibilitar o estabelecimento das prioridades e a provisão de recursos suficientes no orçamento público.

Dessa forma, as políticas públicas podem ser compreendidas como um instrumento deexecução dos planos e programas que orientarão a ação do poder executivo e através do qual os governantes intervirão na sociedade, buscando, principalmente, concretizar os objetivos e os direitosprevistos na Constituição, seja ela Federal, Estadual ou Municipal. No Brasil, a cada eleição pode haver mudança dos representantes e, consequentemente, de partidos políticos, principalmente no poder...
tracking img