Prova de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação de leitura

Observe a capa da Revista Veja, da Editora Abril, Edição 1586 – de 24 de fevereiro de 1999 e faça o que se pede.


1) Copie a manchete da principal reportagem apresentadapela capa da revista e conceitue o gênero textual.


2) Faça uma explanação interpretativa da leitura da imagem principal da capa.




3) Qual é a periodização de Revista?


4) Em relaçãoao assunto secundário não apresentado na capa, crie um tema que envolva o título: “O senador Jarbas Vasconcelos conta tudo”.



5) Numa reportagem o Discurso Direto além de vir indicado portravessão pode estar representado com qual pontuação?


6) Relacione os principais vícios apresentados na capa da revista.



7) Faça um breve comentário sobre o lide da reportagem: “A luta demilhões de brasileiros para se livrar da dependência”. Destacando o tema principal da reportagem, a quem ela é dirigida e qual é a sua finalidade.








Leia o texto abaixo retirado da seção“Carta do Leitor” da Revista Veja da Editora Abril, Edição 2100 – ano 42 – nº 7 de 18 de fevereiro de 2009, para responder as questões propostas: 08/09/10

Lula
“É muito oportuna a reportagem "Obem-amado" (11 de fevereiro), sobre a popularidade do presidente Lula. Lamentavelmente, nosso presidente só pensa em subir no palanque e discursar com a sua habitual ambiguidade. O único mérito que Lula temé não ter destruído o que herdou”.
Lauro Altmann
Rio de Janeiro, RJ
8) A qual tipo de texto e de gênero textual pertence o fragmento acima? Retire elementos do próprio texto que comprovem suaresposta.

9) Qual o ASSUNTO mencionado no fragmento?

10) Observe a palavra grifada no texto. Num sentido denotativo a palavra significa herança, algo que se é transmitido de pai para filho, assimcomo a coroa no regime monarquista. Porém, o presidente antecessor de Lula foi o presidente Henrique Cardoso (PSDB), cujo partido nem é o mesmo de Lula (PT). Portanto, pode-se afirmar que o...
tracking img