Prova de ciencias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Funções do estado
O poder político de um estado é exercido pelos 3 poderes, legislativo, executivo e judiciário, não se pode dizer que há uma separação de poderes, mas sim de funções, as funçõesse classificam como típicas a atípicas.O poder legislativo tem a função de legislar, ou seja criar leis, porem também exerce a funções atípicas as possibilidades de julgar e administrar.O poderexecutivo tem a função típica de administrar as coisas publica, e também exerce a funções atípicas de legislar e julgar.O poder judiciário tem a função típica de julgar conflitos entre os indivíduos e asociedade, exerce também funções atípicas de administrar e legislar.

2. Liberalismo: Defende as liberdades individuais frente ao poder do estado e prevê oportunidades iguais para todos. Coloca odireito do individuo de seguir a própria determinação, dentro dos limites impostos pelas normas definidas, como fundamentos das relações sociais.
Social democracia: É um sistema de governo em que aspessoas de um país podem participar da vida política do mesmo por intermédio de eleições, plebiscitos e referendos.No sistema democrático, respeitadas as normas legais as pessoas possuem liberdade deexpressão e manifestações de sua opiniões, nas eleições o povo é livre para escolher a pessoa que achar confiável, delegando-lhe poder para representa-lo.

3. Soberania: È um atributo do estado quetraduz-se no sentido de que a mesma possui circunstância de não reconhecer nenhum poder superior e nem igual ao seu na ordem externa. O poder é fruto de todas as formas de organização social epode-se afirmar que o mesmo é tido como fenômeno social e bilateral. A soberania é exercida pela união.
Autonomia: É a faculdade que os estados membros e os municípios possuem de formular e editar suaspróprias leis estatais e orgânicas que serve para estruturar e organizar seus órgãos principais, executivo legislativo e judiciário, servindo apenas para cada respectivo território, os mesmos não...
tracking img