Prova av1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imprimir Página

Avaliação On-Line
Avaliação: AV1.2012.3EAD-FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Disciplina: CCJ0100 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 201201349443 - CINTIA AQUINO DE OLIVEIRA
Nota da Prova:
3
Nota do Trabalho: Nota da Participação: 1 Total:
4
Prova On-Line

Questão: 1 (168686)
Num estudo recente sobre a maneira pelaqual são criadas as crianças francesas, um observador americano mostra-se espantado pelo fato de que as mesmas são levadas para brincar no parque elegantemente vestidas, e conseguem-se manter limpas. Evidentemente uma criança americana colocada em situação semelhante conseguiria sujar-se num instante. A explicação do fenômeno reside na relativa imobilidade da criança francesa. O estudioso americanonotou o fato em crianças francesas de dois a três anos: ficou surpreso ao ver que as mesmas eram capazes de se manter absolutamente imóveis por longos períodos. O mesmo estudo relata o caso duma criança americana que o professor encaminhou ao psicólogo escolar, unicamente porque as mesmas não conseguia manter-se quieta durante as aulas. O professor francês, totalmente desabituado a esse tipo decomportamento, concluiu que a criança devia estar doente. Em outras palavras, um grau de atividade motora considerado normal nas escolas americanas passou a ser visto como sintoma dum estado patológico na França. (BERGER, Peter L. & BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice & MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de interpretação àsociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1997, p. 204)

As diferenças entre as crianças francesas e americanas podem ser explicadas através:
Pontos da Questão: 1
da impossibilidade de uma criança de um país adaptar-se ao outro.
do processo de socialização presente em ambas às sociedades.
das características climáticas particulares de cada continente.
das características genéticas distintivas decada povo.

Questão: 2 (168668)
Weber formula uma teoria sobre a dominação. Para ele, existem três tipos de dominação fundados em princípios de autoridade.

As relações de poder instituídas nos Estados Modernos afirmam qual destes tipos de dominação? Pontos da Questão: 0,5
Dominação ilegítima.
Dominação carismática.
Dominação tradicional.
Dominação legal.

Questão: 3 (168656)
Naconcepção das ciências sociais, a cultura é entendida como: Pontos da Questão: 0,5
a personalidade de um determinado grupo social, decorrente das características biológicas que são geneticamente transmitidas
o conjunto de códigos, valores, hábitos e manifestações que caracterize e seja distintivo de um determinado grupo social.
o conjunto de níveis educacionais que irão compor a formação estudantilcompleta, abrangendo desde os níveis mais básicos aos mais complexos.
a capacidade individual de compreender as obras clássicas produzidas pela inteligência humana em seus aspectos literários, plásticos, cênicos ou musicais.

Questão: 4 (168775)
Correspondem naturalmente (...) não apenas a estrutura moderna do Estado e do município, mas também a relação de domínio numa empresa capitalistaprivada, numa associação com fins utilitários ou numa união de qualquer outra natureza que disponha de um quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulado.(COHN, G.(org.). Max Weber: Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005).

No texto acima, Weber se refere: Pontos da Questão: 1
a dominação tradicional.
ao patrimonialismo.
a dominação carismática.
a dominação legal.

Questão: 5(168663)
Em relação ao caráter contratualista da obra Leviatã do filósofo inglês Thomas Hobbes, qual é a opção que explicita a posição hobbesiana quanto ao Estado? Pontos da Questão: 0,5
Para Hobbes, o estado defendido na obra Leviatã é o liberalismo, que se baseia na ideia de que em um país a soberania pertence à sociedade civil e que esta distribui as tarefas políticas (legislar, executar...
tracking img