Precursores da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Da Antiguidade é o fato de que, a economia esteve no centro propriamente dito nos bastidores dos principais eventos da Humanidade. Assim se fez presente nos escritos de:
Platão (428/427-347 a.C.), Segundo Platão, cada ser humano nasce com uma determinada vocação para exercer um ofício. Já,
Aristóteles (384-322 A.C.), via nisso uma ordem natural, chegando a defender a escravidão como um"fator natural" que não devia ser mudado.
Xenofonte(440-335a.C.), sendo que este o ultimo aparentemente cunhou o termo economia (oikonomia).Em períodos anteriores a 1776 foi publicada na obra de Adam Smith, a atividade econômica do homem, era estudado como parte da filosofia social, da moral e da ética. Por isso a atividade econômica se orientava de acordo com alguns princípios de ética, justiça,e igualdade.
A partir do século XVI observa - se o Nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo.

Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comercio exterior entesourar riquezas. O acumulode metais adquiri grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda, considera-se que o governo de um pais seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do estado em assuntos econômicos. Os principais representantesforam Thomas Mun, Gerard Malynes, Jean Bondin e Jean Baptiste.
A fisiocracia (fisiocracia significa “regras da natureza”) surgiu no século XVIII, como reação ao mercantilismo, sugeria que era desnecessária a regulamentação, pois a lei da natureza era suprema e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. Os fisiocratas sustentam que a terra era única fonte de riqueza, fazia com que o universofosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, para a felicidade dos homens. O primeiro a dividir essa a economia em setores, foi:
Françoise Quesnay (1694 - 1774), autor da obra Tableau Economique, mostrando a relação entre eles foi grande sua contribuição a analise econômica. A função do soberano era servir de intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas. Paraos fisiocratas, a riqueza constituem em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração, exigia-se que as pessoas empenhadas no comercio e nas finanças fossem reduzidas ao menor numero possível. Só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.
Dos clássicos começamos com:

Adam Smith (1723-1790), um precursor da moderna teoria da economia, para Adam Smith o mercado é como queguiado por uma “mão invisível”, a partir da livre iniciativa (laissez-faire), do trabalho humano, levando em conta a produtividade e a proteção à sociedade. Adam Smith adotava uma atitude liberal, apoiava o não intervencionismo, pois ele acredita que o Intervencionismo prejudica mais. Escreveu o Livro “A Riqueza das Nações” (1776): Liberalismo do mercado; Estado mínimo e a Divisão do trabalho. Aideia de Smith era clara, a produtividade decorre da divisão de trabalho, e esta, por sua vez, decore da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.

David Ricardo (1772 – 1823), Todos os custos se reduzem a custos de trabalho emostra como acumulação de capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda. Desenvolve estudos sobre comércio internacional e teoria das vantagens comparativas, dando origem às correntes neoclássica e marxista. Sua principal contribuição foi o princípio dos rendimentos decrescentes, devido à renda das terras. Tentou deduzir uma teoria do valor a partir da aplicação do...
tracking img