Protocolos de roteamento backbone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
10 Gigabit Ethernet
O primeiro padrão de redes 10 Gigabit Ethernet, novamente 10 vezes mais rápido que o anterior de 1 Gbps, está em desenvolvimento desde 1999 e chama-se 10GBaseX. O padrão ainda está em fase de testes, mas deverá ser finalizado ainda em 2002. Daí, podemos contar pelo menos mais 4 ou 6 meses até que os primeiros produtos cheguem ao mercado e mais alguns meses até que comecem ase popularizar.
Este padrão é bastante interessante sob o ponto de vista técnico, pois, além da velocidade, o alcance máximo é de 40.000m, utilizando cabos de fibra óptica monomodo. Existe ainda uma opção de baixo custo que utiliza cabos multimodo, mas que, em compensação, tem um alcance de apenas 300 metros.
O 10 Gigabit Ethernet também representa o fim dos hubs. O padrão permite apenas o modode operação full-duplex, onde ambas as estações podem enviar e receber dados simultaneamente, o que só é possível através do uso do Switch. Isto encarece mais ainda o novo padrão, porém trás ganhos de desempenho consideráveis, já que permite o uso do modo full-duplex e o uso de um switch, o que acaba com as colisões de pacotes.
Outra mudança importante é que não se cogita o desenvolvimento de umpadrão que utilize cabos de cobre e não se sabe se isto será possível. Esta questão não é conclusiva, pois os padrões iniciais do Gigabit também traziam como opções apenas os cabos de fibra óptica. O par trançado veio apenas em 1999, dois anos depois.
O 10 Gigabit não se destina a substituir os padrões anteriores, pelo menos a médio prazo. A idéia é complementar os padrões de 10, 100 e 1000Megabits, oferecendo uma solução capaz de interligar redes distantes com uma velocidade comparável aos backbones DWDM, uma tecnologia muito mais cara, utilizada atualmente nos backbones da Internet.
Suponha, por exemplo, que você precise interligar 5.000 PCs, divididos entre a universidade, o parque industrial e a prefeitura de uma grande cidade. Você poderia utilizar um backbone 10 Gigabit Ethernetpara os backbones principais, unindo os servidores dentro dos três blocos e os interligando à Internet.
Então, usaria uma malha de switches Gigabit Ethernet para levar a rede até as salas, linhas de produção e salas de aula e, finalmente, usar hubs de 10 e 100 Mbps para levar a rede até os alunos e funcionários, talvez complementando com alguns pontos de acesso 802.11b para oferecer também umaopção de rede sem fio.
Isto estabelece uma pirâmide onde os usuários individuais possuem conexões relativamente lentas, de 10 ou 100 Mbps, interligadas entre si e entre os servidores pelas conexões mais rápidas e caras.
Exemplo: Um sistema capaz de absorver várias chamadas de videoconferência simultâneas.
ATM (Assyncronous Transfer Mode)
As redes baseadas no Modo de Transferência Assíncrono(ATM)  surgiram como forma promissora para a construção de redes com integração de uma enorme variedade de serviços, principalmente os que exigem altas velocidades de transferências de dados.
Características
O ATM é uma tecnologia escalonável, de múltiplos serviços, alta velocidade, com taxas de transmissão que chegam a 622 Mbps, capaz de fornecer serviços com diversas características de transferência.Pode oferecer serviços com taxas de bits variáveis ou constantes, serviços isócronos (voz e vídeo) ou assíncronos (dados) e fornecer suporte a serviços orientados a conexão ou sem conexão. A estrutura para comutação ATM é independente da taxa de dados e fornece suporte à comutação da rede pública e à LAN a taxas altíssimas.
O ATM é um protocolo de comunicação de alta velocidade, criado para otráfego de dados e aplicações multimídia. A informação é organizada em células de tamanho fixo que são enviadas em seqüência e se organizam quando chegam ao destino.
Circuitos Virtuais SVC’s
O ATM utiliza circuitos virtuais (SVC) e as informações estão agrupadas em células de 53 bytes (48 de dados e 5 de cabeçalho) em redes de voz, dados e imagens.
As células são transmitidas através de...
tracking img