Bibliotecarios sem fronteira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BERGER, Peter L. A perspectiva sociológica – a sociedade no homem. In: ___. Perspectivas sociológicas : uma visão humanística . 21. ed. -. Petrópolis: Vozes, 2000. 202 p. ISBN 8532605079 : (broch.).P. 106-136.

O preconceito é uma característica que convence o indivíduo a ser o que ele poderia não ser: “um menino tido como bobo, tornar-se bobo”. Um ator, cujos pais tenham uma sólida e renomadacarreira, sofre com a pressão social que pede, ou o obriga a ser tão bom quantos seus pais. Em uma única atitude infeliz, todas as anteriores, embora tenham sido lícitas, logo são esquecidas, opassado mudou, está enterrado pela má ação praticada no presente, “As outras identidades são esquecidas enquanto durar essa cena”. Nos colorimos seguindo a cor sugerida pelo controle social. “Uma pessoatem de mudar de rosto como muda de roupa”. As estruturas sociais selecionam pessoas para seu funcionamento.
A segunda investigação diz respeito a sociologia do conhecimento. O sociólogo, não seconvence quando a razão de um evento antes de conhecer o contexto ao qual este ocorreu. Cada qual tem um mundo diferente, sua própria razão. A teoria do conhecimento tem origem européia, termo usado porMax Sheler. Assim como os homens, as idéias têm localização social. A teoria do grupo de referência, oriundo da sociologia americana, surgido nos anos 40 do século xx, O grupo de referência seria aqueleque representa a “coletividade cujas opiniões, convicções e rumos de ações são decisivos para a formação de nossas próprias opiniões, convicções e rumos de ação”. Ele subsidia um ponto de vistasocial. O vestuário e o comportamento são indicadores de qual grupo certo indivíduo toma como referente. A criança “internaliza” o que será no futuro. Berger inseri questões que nos levam a desconstruir afrase russeauniana, o homem não nasce livre, e as correntes são fortalecidas por ele mesmo. Berger insere que a figura do controle social parece colocar o indivíduo e a sociedade em posições...
tracking img