Protocolo tcp/ip e a internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Protocolo TCP/IP e a Internet

RESUMO
O objetivo deste trabalho é divulgar as principais características do conjunto de protocolos denominados por TCP/IP.

PALAVRAS-CHAVES
Rede de Computadores, TCP/IP, internet, protocolo;

Introdução

Imaginemos duas pessoas se encontrando num aeroporto internacional, cada uma vindo de um local do mundo diferente, e elas tem que se comunicar entre si,porem seus países natais não usam a mesma língua. Atualmente, elas conversariam em inglês pois é considerado atualmente a língua universal.

Esta introdução tem o objetivo único de ilustrar o funcionamento de uma rede de computadores, que, apesar de diferenças enormes entre seus componentes (computadores com diferentes sistemas operacionais, linguagem, velocidades, capacidades de memória)conseguem se comunicar entre sem problemas.

Toda rede de computadores tem sua comunicação dependente de um ou vários protocolos. Protocolo é o nome dado a um conjunto de regras que os computadores devem seguir para que a comunicação entre eles permaneça estável e funcional. Resumindo, computadores diferentes, numa mesma rede, só se entendem se falarem a mesma língua (o protocolo).

Para a Internet,foi criado um protocolo especial, chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) que tem como característica principal o fato de que cada computador ligado à Rede deve possuir um endereço, chamado endereço IP, distinto dos outros. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Podemos pensar em rede de computadores como diferentes máquinas interligadas fisicamente, onde os seususuários solicitam a troca de informação de seu interesse. Contudo, uma rede não pode ser bem estabelecida considerando apenas o hardware como preocupação principal, como acontecia com as primeiras redes. Atualmente o software é considerado uma das partes mais importantes na concepção de novas tecnologias de redes de computadores.

Um protocolo é um conjunto de regras que governam comocomputadores conversam uns com os outros. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores. Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que desenvolver programas específicos para cada caso. Todos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aosmesmos padrões para que a comunicação possa ser realizada sem erros.

Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado. De maneira geral há dois tipos de protocolos: Abertos e Específicos. Os protocolos Abertos são os protocolos padrões da internet. Este pode comunicar com outros protocolos que utilizam o mesmo padrão. Já os protocolos Proprietários sãofeitos para ambiente específicos, pois ele apenas pode comunicar com uma plataforma padrão.

O TCP/IP é o protocolo de rede mais usado atualmente. Sua arquitetura surgiu com a criação de uma rede patrocinada pelo Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos da América (DoD - Department of Defense). Uma das tarefas essenciais dessa rede seria manter comunicados, mesmo que apenas uma parte,órgãos do governo e universidades, numa ocorrência de guerras ou catástrofes que afetassem os meios de comunicação daquele país. Disso, surgiu a ARPANET, uma rede que permaneceria intacta caso um dos servidores perdesse a conexão. A ARPANET necessitava então de um modelo de protocolos que assegurasse tal funcionalidade, mostrando-se confiável, flexível e de fácil implementação. É entãodesenvolvida a arquitetura TCP/IP, que se torna um padrão.

A ARPANET cresceu e tornou-se a rede mundial de computadores - a internet. A utilização do padrão TCP/IP utilizado pelos fabricantes de outras redes, foi bastante incrementada com a finalidade da conectividade com a internet. A normalização do TCP/IP chegou após a sua utilização em massa.

Hoje, quando se menciona TCP/IP, vem imediata a...
tracking img