Diversidade cultural no ambiente de trabalho

Universidade Federal de Goiás

Goiânia, 08 de novembro de 2010.

Aluna: Fabrícia Umeno Ferreira nº de matrícula: 108079

Resumo do Capítulo 14: Diversidade Cultural no contexto OrganizacionalO Brasil possui uma diversidade cultural historicamente marcante. Várias identidades culturais convivem, com razoável harmonia, formando um só grupo cultural, mas sem perder a sua identidadeparticular. Esta é uma característica singular em nosso país. E este capítulo vem nos mostrar como essas diferenças culturais são tratadas no contexto organizacional, mostrar os estudos, asproblemáticas e possíveis soluções envolvidas com o tema.
O aumento da diversidade da força de trabalho ocorre em dimensões tais como: gênero, raça, nacionalidade, classe social, região cultural, idade,sexo, dentre outras. E existem teorias que estudam a relação entre grupos de minoria e maioria, suas conseqüências e causas.

O que é diversidade cultural?

Diversidade cultural pode serentendida como a representação de pessoas com diferentes identidades grupais que têm significações culturais distintas. A identificação com um determinado grupo social já implica a não identificação comoutro. Esses grupos assumem papéis de maioria e minoria e, geralmente, os de maioria tiveram ou têm vantagens em poder social e recursos financeiros quando comparados aos grupos de minoria. Antes dese relacionarem, os indivíduos desenvolvem estruturas cognitivas como os esquemas (schemata – redes de informação interconectadas).
A categorização dos indivíduos em grupos está associada aoprocesso de estereotipia (generalização de crenças sobre características, podendo ser negativa, positiva ou neutra); à discriminação, uma ação advinda do preconceito e responsável pelos ismos (racismo,sexismo).
Desse modo, o principal objetivo do estudo dessa categorização, no contexto organizacional, é desenvolver normas organizacionais que valorizam as diferenças para a melhoria da...