Protocolo smtp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA - FGF
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO










DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA SOFTWARE LIVRE
Protocolo SMTP

Professor: Chagas




THIAGO AUGUSTO SIMÕES ROCHA
Mat 200920045
















Fortaleza, 2012
SUMÁRIO



I. INTRODUÇÃO 03
II. HISTÓRICO 04
III. DEFINIÇÃO 07
IV. COMANDOS BÁSICOS 09
V. FUNCIONAMENTO10
VI. USANDO O SEDMAIL NO LINUX 11
VII. CONFIGURANDO O SENDMAIL 12
VIII. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
IX. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16






































I - Introdução




Este trabalho contém um breve resumo de um dos protocolos mais usados em todo o mundo por usuários da rede mundial de computadores, o protocolo SMTP.Esplanaremos sobre o seu surgimento, funcionamento, e algumas aplicações que utilizam o protocolo, bem como, algumas ferramentas que instalam o serviço utilizando a arquitetura open source, o SendMail.
O presente documento tem por base o método dedutivo, por informações disponíveis na internet, bem como materiais para downloads, livros que abordam o assunto, com a finalidade de obter uma boaargumentação lógica. Parte da matéria foi extraída do livro Tanembaum 4ª edição, e algumas outras de sites disponíveis na rede detalhados nas referências bibliográficas. É um protocolo padrão utilizado para envios de e-mails na rede mundial de computadores, sintetizando, ele é um protocolo textual. A mensagem transmitida é dividida em duas partes: o cabeçalho e o corpo da mensagem. No cabeçalho sereúnem informações de controle, como as palavras chave, e no corpo o texto, ou melhor, o teor do e-mail.
Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) protocolo de rede baseado em texto usado para a troca de e-mails entre computadores ou outros dispositivos (PDAs, telefones celulares, etc.) Ele é definido na RFC 2821 e é um padrão Internet oficial.03
II - Histórico

Em meio à turbulência vivenciada pelo mundo com a bipolaridade dos blocos de países antagônicos, EUA e URSS, e em resposta ao lançamento do Sputinik pela antiga URSS, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, prevendo uma guerra nuclear que poderia exterminar a humanidade, em 1969, idealizou a criação do projeto ARPA (Advanced Research Project Agency), que deuorigem a rede ARPANET, percussora da internet. O projeto ARPA tinha o propósito de garantir a comunicação rápida e segura entre os principais centros de pesquisa do país com o Pentágono, assegurando uma linha de comunicação própria, caso houvesse uma guerra nuclear, estimulando a pesquisa em computação interativa. Um cabo back-bone passava por baixo da terra, permitindo uma conexão distribuída comos principais pesquisadores das universidades, assegurando uma comunicação segura. Funcionava como uma rede distribuída descentralizada, não existindo nó central. Para isso, usava um protocolo NPC (Network Control Protocol), que mais tarde, deu início ao tão conhecido protocolo TCP/IP.

De início, somente quatro universidades fizeram parte do projeto, dentre elas a Universidade daCalifórnia em Los Angeles (UCLA), Instituto de Pesquisa de Stanfor (SRI), Universidade de Santa Bárbara e Universidade de Utah. Aos poucos, a ARPANET começou a ganhar destaque no meio acadêmico e militar, e consequentemente, o projeto cresceu ainda mais. Outras Universidades aderiram à rede e por volta de 1970, em virtude do forte crescimento, dividiram-na em duas, a ARPA-INTERNET, que funcionariaexclusivamente para pesquisas acadêmicas e a MILNET, voltada para fins militares. Desde então, surgiu à necessidade de um novo protocolo, pois o NPC não suportava o tráfego.











04
Este novo protocolo foi chamado de TCP/IP e é usando ainda nos dias atuais, pois pode suportar milhares de usuários conectados, além de permitir uma arquitetura aberta. Em meio a este cenário...
tracking img