Protocolo smtp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SMTP - SIMPLE MAIL TRANSFER PROTOCOL (PROTOCOLO SIMPLES DE TRANSFERÊNCIA DE CORREIO)

È o Protocolo padrão para envio de Email (Eletronic Mail - Correio Eletrônico) através da Internet. Para melhor entendermos o mesmo, vamos voltar aos primórdios da Internet. Por volta de 1972 a ARPAnet, a rede do Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), tinhaaproximadamente 15 nós de conexão, sendo apresentada publicamente na Conferência Internacional sobre Comunicação por Computadores, daquele ano, esse evento marca também a publicação do NCP (Network Control Protocol), ou Protocolo de Controle de Rede, como conclusão da RFC001, iniciada em 1969, por Steve Crocker.
As RFCs (Request For Comment) são um conjunto de documentos de referência que descrevem,estandardizam, debatem, ajudam na aplicação da maioria das normas, padrões de tecnologia e protocolos ligados a Internet e redes em geral. Nesse mesmo ano Ray Tomlinson, da BBN, escreveu o primeiro programa de Email, porém o Protocolo SMTP só é implementado em agosto de 1982, na RFC821, por Jonathan B. Postel, nela é descrita o script principal desse protocolo de transmissão. Em novembro de 1995, o Grupode Trabalho comandado por J. Klensin propõe melhorias no script do protocolo, com fins de ampliação de seu uso, na RFC1869. Em janeiro de 1996, K. Moore implementa, no SMTP, extensões que permitem notificações de status de entrega DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) dos pacotes de correio eletrônico, otimizando as informações de envio e entrega de mensagens, na RFC1891. Em abrilde 2001, novamente J. Klensin revisa o SMTP, com a RFC2821, aderindo novos scripts, melhorando a segurança no envio de Emails, e implementando recursos de outras RFCs para otimização de serviços de entrega. Em outubro de 2008, J. Klensin propõe com a RFC5321 uma revisão geral do Protocolo SMTP, onde nela são consolidados, atualizados, esclarecidos os vários documentos anteriores, tornando todosou parte da maioria deles obsoletos. Abrange os mecanismos de extensão SMTP e melhores práticas para a Internet. Implementa a utilização do “Correio Submissão” (MAS – Mail Submission Agent), onde a autenticação é obrigatória (porta 587/TCP), protocolo para “split-UA” (User Agent) sistemas de leituras de Email e ambientes móveis.
O Protocolo SMTP permite transferir o Email de um servidor a outroponto a ponto, isto é ele é entregue diretamente ao Servidor de Correio do Destinatário, pelo Servidor de Correio do Emissor (figura 1 e 2).












Figura SMTP tradicional










Figura 2 SMTP contemporâneo

O Protocolo SMTP funciona em modo conectado, e encapsulado em uma trama TCP/IP, ele é operacionalizado graças a comandos textuais enviados ao servidor SMTP. Osserviços de transporte utilizados pelo SMTP, definidos na RFC 821, são o TCP na porta 25, o NCP também na porta 25, o NITS e o X.25. Cada serviço de transporte desse provê um ambiente de comunicação interprocessos (IPCE), o que indica que o SMTP tem a capacidade de transmitir mensagens eletrônicas através desses IPCEs e, por meio deles, estabelecer uma comunicação. (CARVALHO, 2001)
Cada um doscomandos enviados pelo cliente (validados pela cadeia de caracteres ASCII CR/LF, equivalente a um clique na tecla ENTER) é seguido de uma resposta do servidor SMTP composta de um número e de uma mensagem descritiva.
Eis um cenário de pedido de envio de Email a um servidor SMTP:
Quando da abertura da sessão SMTP, o primeiro comando a enviar é o comando HELO seguido de um espaço (notado ) e o nomede domínio da sua máquina (para lhe dizer “bom dia, sou a máquina tal”), seguidamente validar por entrada (notado ). Desde Abril de 2001, as especificações do protocolo SMTP, definidas no RFC 2821, impõem que o comando HELO seja substituído pelo comando EHLO.
O segundo comando é “MAIL FROM” seguido do endereço de correio eletrônico do remetente. Se o comando for aceite, o servidor devolve a...
tracking img