Tcp/ip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA / UNIDERP
CURSO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
Arquitetura TCP/IP
Turma N30



Trabalho: Protocolos da camada de aplicação
SMTP, POP, IMAP.



Alunos: DANIEL COSTA GELEILATE, RA:31074
HONORATO CRUZ MIRANDA, RA:3005906434
RAPHAEL GUSTAVO MARTINS FERREIRA, RA:1901431186
RICARDO BRAGA FILHO, RA 3005976858



Professor :CLEBER GOMES









Campo Grande/MS
Março de 2010



SUMÁRIO:




Contra capa 1
Sumario 2
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento 4
2.1 SMTP 5
2.2 Segurança e Spamming 8
2.3 POP 9
2.4 IMAP 13
3.1 Conclusão 15
3.2 Referências 16
















1. INTRODUÇÃO


Ocorreio electrónico é considerado o serviço mais utilizado na Internet. Assim, a sequência de protocolos TCP/IP oferece um serviço de rede que permite gerir facilmente o encaminhamento do correio na rede, através do SMTP, POP e IMAP.

Os três protocolos acima listados são protocolos de e-mail, onde apenas um é de envio (SMTP) e os outros dois são de recebimento. Veja a diferença entre eles:SMTP: É o protocolo de envio de menssagens confiável e eficiente.

POP3: É um protocolo de recebimento de mensagens que envolve a transferência das mensagens para o computador cliente.

IMAP: É uma alternativa ao POP3. Também é um protocolo de recebimento de mensagens, porém, não envolve transferência das mesmas para o computador cliente.















2. DESENVOLVIMENTOA utilização em massa do SMTP remonta aos anos 80. Na altura era um complemento ao UUCP, que era mais adequado para transferências de correio eletrônico entre máquinas sem ligação permanente. Por outro lado, o desempenho do SMTP aumenta se as máquinas envolvidas, emissor e receptor, se encontrarem ligadas permanentemente.
O SMTP é um protocolo de envio apenas, o que significa que ele nãopermite que um usuário descarregue as mensagens de um servidor. Para isso, é necessário um cliente de email com suporte ao protocolo POP3 ou IMAP, que é o caso da maioria dos clientes atuais.
O Sendmail foi um dos primeiros (se não o primeiro) agente de transporte de email a implementar SMTP. Em 2001, havia, pelo menos, cerca de 50 programas que implementavam SMTP como cliente (emissor) ouservidor (receptor). Outros servidores SMTP muito conhecidos são: exim, Postfix, Qmail, Microsoft Exchange Server e o Mail da Apple disponivel apenas para usuários do Mac O.S. ou do iOS para dispositivos movéis da Apple.
Uma das limitações da especificação SMTP inicial é que não existe método de autenticação dos emissores. Como tal, foi-lhe adicionada a extensão SMTP-AUTH.
Apesar disso, o spammingcontinuava a ser um problema. Alterar o SMTP extensivamente ou substituí-lo completamente não se torna prático, devido à forte utilização do SMTP e aos efeitos que daí podiam advir. O Internet Mail 2000 é uma proposta nesse sentido.
É por essa razão que existem várias propostas para protocolos alternativos que iriam assistir a operação SMTP. O Grupo de Pesquisa Anti-Spam do IRTF encontra-se aestudar várias propostas para se suportar a autenticação do emissor de uma forma flexível, leve e escalável. A proposta aparentemente mais sólida parece ser o protocolo Sender Policy Framework.




2.1 SMTP

O protocolo SMTP, funciona em modo conectado, encapsulado numa trama TCP/IP. O correio é entregue directamente ao servidor de correio do destinatário. O protocolo SMTP funcionagraças a comandos textuais enviados ao servidor SMTP (pela porta 25). Cada um dos comandos enviados pelo cliente (validados pela cadeia de caracteres ASCII CR/LF, equivalente a um clique na tecla ENTER) é seguido de uma resposta do servidor SMTP composta de um número e de uma mensagem descritiva.
Dada a especificação inicial, que contemplava apenas texto ASCII, este protocolo não é ideal para a...
tracking img