Protocolo ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://4.bp.blogspot.com/-1I4lrqARDLU/TbWN0m-IAbI/AAAAAAAAACI/bJKj_raKDTM/s1600/IFCE-LOGO.jpg

CURSO: CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS
DOCENTE: JEAN MARCELO

PROTOCOLO IPv6

PEDRO ÍTALO BONFIM LACERDA

Fortaleza/CE
Março/2012

PROTOCOLO IPv6
A internet é uma rede que interconecta milhões de computadores no mundo inteiro. Para que essa comunicação ocorra, cadadispositivo conectado necessita de um endereço único, que o diferencie dos demais. Essa é a função do IP (Internet Protocolo). O problema é que, a cada dia que passa, mais e mais computadores são ligados à internet (entenda computadores de maneira geral, isto é, Computadores, servidores, smartphones, tablets, etc) e, por conta disso, o número de endereços IP disponível está acabando. É aí que entra em cenao IPv6, sigla para Internet Protocolo versão 6.
Antes de entrarmos no assunto IPv6 em si, é importante conhecer o IPv4, que convencionamos chamar apenas de IP. O IPv4 é composto por uma sequência numérica no seguinte formato: x.x.x.x, onde x é um número que pode ir de 0 a 255, por exemplo:
189.34.242.229
Para que cada computador conectado à internet tenha um endereço IP exclusivo, uma entidadechamada IANA/ICANN distribui "cotas" de IP para todas as partes do mundo. Essas cotas são administradas por entidades regionais que, por sua vez, as repassam para provedores, também chamados de ISP (Provedor Serviço Internet).
O principal motivo para a implantação do IPv6 na Internet é a necessidade de mais endereços, porque os endereços livres IPv4 acabaram.
Para entender as razões desseesgotamento, é importante considerar que a Internet não foi projetada para uso comercial. No início da década de 1980, ela poderia ser considerada uma rede predominantemente acadêmica, com poucas centenas de computadores interligados. Apesar disso, pode-se dizer que o espaço de endereçamento do IP versão 4, de 32 bits, não é pequeno: 4.294.967.296 endereços, em pouco tempo será insuficiente, enquanto oIPv6 é formado por 128 bits. Com isso, teoricamente, a quantidade de endereços disponíveis pode chegar a 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456, um número absurdamente alto!
O assunto é tão relevante que alguns governos têm apoiado essa implantação. O governo dos Estados Unidos, por exemplo, em 2005, determinou que todas as suas agências federais deveriam provar ser capazes de operarcom o protocolo IPv6 até junho de 2008. Em julho de 2008, foi liberada uma nova revisão] das recomendações para adoção do IPv6 nas agências federais, estabelecendo a data de julho de 2010 para garantia do suporte ao IPv6. O governo brasileiro recomenda a adoção do protocolo no documento e-PING, dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.
Tipos de endereços IPv6:De modo geral, umendereço IPv6 faz parte de uma das seguintes categorias: unicast, multicast e anycast. Tal característica serve, basicamente, para permitir uma distribuição otimizada de endereços e possibilitar que estes sejam acessados mais rapidamente, de acordo com as circunstâncias. Vejamos brevemente cada um dos tipos:
- Unicast: tipo que define uma única interface, de forma que os pacotes enviados a esseendereço sejam entregues somente a ele. É apropriado para redes ponto-a-ponto;
- Multicast: neste tipo, pacotes de dados podem ser entregues a todos os endereços que pertencem a um determinado grupo;
- Anycast: semelhante ao multicast, com a diferença de que o pacote de dados é entregue à interface do grupo que estiver mais próxima. Esse tipo é apropriado para servidores de DNS, por exemplo.
Valefrisar que, assim como acontece com o IPv4, o IPv6 também pode ter seus endereços divididos em "cotas" ou "categorias", de forma que hierarquias possam ser criadas para determinar a distribuição otimizada de endereços.
O elevadíssimo número de endereços IPv6 permite que apenas esse protocolo seja utilizado na internet. Acontece que essa mudança não pode acontecer de uma hora para outra. Isso porque...
tracking img