Artigo protocolo ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO ABORDANDO SOBRE O IPV6 E AS ENTIDADES ICANN e IANA.

CÍCERO DE SALES COSTA*
HUGO MORAIS MENDES**

Resumo
Este artigo tem como objetivo o esclarecimento sobre o novo protocolo IPV6.Com conceitos e definições sobre o mesmo. Porque foi preciso cria-lo, quais os orgãos responsáveis pela sua criação.
Abordaremos também sobre o ICANN que é uma Corporação para Atribuição de Nomes eNúmeros na Internet e o IANA que é um orgão internacional que controla, entre outras coisas, a distribuição dos mega-blocos de endereços IP. Essas entidades e o IPV6 serão abordados nesse artigo.

Palavras Chave: Protocolo IPV6, ICANN, IANA.

1 Introdução
Devido a grande expansão da Internet os endereços IP’s únicos do protocolo IPV4 se esgotaram. Sendo assim impossível que novos hosts pudessemser adicionados a rede. Para solucionar este problema foi criado um novo tipo de protocolo, o IPV6. Que consiste em uma nova gama de endereços IP’s com limite muito superior ao do IPV4, que permitia cerca de 4 bilhões (4x10^9) de endereços ip’s. O novo protocolo IPV6 permite algo em torno de 3,4x10^36 endereços ip’s , acredite é coisa demais.Más para entendermos melhor sobre o IPV6 é necessárioque conheçamos o IPV4,que vamos chamar somente de IP. O IPv4 é composto por uma sequência numérica no seguinte formato: x.x.x.x, onde x é um número que pode ir de 0 a 255, por exemplo: 187.63.193.34. O formato do IPv4 consiste numa sequência de 32 bits (ou quatro conjuntos de 8 bits,chamada também de octetos).Como dito anteriormente o protocolo IPV4 oferecia a possibilidade de colocar4.294.967.296 endereços na rede, uma quantidade extremamente grande não acha? Acredite não foi suficiente. Pois a internet não foi planejada de forma a ser tão imensa como é hoje. A ideia original era a de se criar um sistema de comunicação que interligasse centros de pesquisa. Somente quando a internet passou a ser utilizada de maneira ampla é que ficou claro que o número máximo de endereços IP poderiaser atingido em um futuro relativamente próximo. Foi a partir dessa percepção que o projeto IPng (Internet Protocol next generation) teve início, dando origem ao que conhecemos como IPv6.

Figura 1 - Comparação figurativa do IPV4 ao IPV6 quanto a sua dimensão (imagem retirada do site http://www.infowester.com/ipv6.php em 02-11-12)

Com isso existem duas entidades responsáveis em cuidar daInternet global a ICANN e a IANA, no qual daremos mais detalhes delas logo abaixo.
ICANN (A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é uma corporação internacional que trabalha sem fins lucrativos ela fica responsável pela gerir e coordenar o Sistema de Nomes de Domínio (DNS) com isso, ela consegue ter certeza que cada endereço seja exclusivo e que todos os usuários da Internet consigamencontrar os endereços válidos. Outra função do ICANN é de administrar o sistema de domínios de primeiro nível, para globais (gTLDs) quanto para países (ccTLDs), todos os domínios registrados tem uma vigência de um ano podendo ou não ser renovados.
O DNS ajuda os usuários a encontrarem o caminho digitado na Internet. Cada computador na Internet tem um IP exclusivo. Como é difícil memorizarendereços IP que são números, ele permite o uso de uma sequência de caracteres do tipo letra. Invés de digitar "142.2.36.12," você pode simplesmente digitar “www.google.com.br” que ele lhe redirecionará ao IP correto do site digitado.

Figura 2- Exemplo de digitação do link.

ICANN dedica-se a promover a concorrência, manter a estabilidade da Internet, a obter a ampla representação dascomunidades globais da Internet e desenvolver políticas adequadas à sua missão e também é responsável por coordenar a administração dos elementos técnicos do DNS a fim de garantir uma resolução, para conseguir tal ato ela supervisiona a distribuição dos identificadores técnicos exclusivos usados nas operações da Internet, e a delegação de nomes de domínio de primeiro nível (.com, .info, etc.).
O...
tracking img