Resenha critica do livro o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRITICA



HUNTER, James C. O monge e o Executivo: uma historia sobre a essência da liderança. Traduzida por Maria da Conceição F. de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.


O livro o Monge e o executivo é um livro muito prático no que diz respeito “liderança”, onde o autor possibilita que vemos de forma mais humanizada e de como deve ser um verdadeiro relacionamento pessoale grupal, sendo tanto em empresas, organizações, família e lidera sua própria vida e seus hábitos e costumes.
No inicio do livro vemos a historia de John, um executivo de um grande empresa, casado, pai de 2 filhos, passando por enormes dificuldades tanto em sua vida empresarial como familiar. Com indicação de sua esposa, resolve passar uma temporada em um mosteiro de frades, onde lá ninguém émelhor ou pior que ninguém, e o seu líder é alguém escolhidos por eles, um reitor que se responsabiliza por dar a palavra final dos diversos assuntos. Um local de ordens e regras, com horários e atividades estipuladas e que devem ser seguidos rigorosamente por todos.
O primeiro capitulo o autor define sobre poder, autoridade e limites, onde o poder “é o líder forçar ou obrigar que o lideradoexecute as tarefas, mesmo que ele não queira executar, usando de sua posição ou cargo confiado”. Já a liderança “é o líder trabalhar relacionamentos interpessoal, agir com influência para que os liderados trabalhem com entusiasmo buscando atingir um objetivo em comum. Com isso mostra que o líder usa da autoridade para que os liderados independente de sua presença dêem o melhor de si, para atingir asmetas. Para ser líder e agir com liderança é necessário que execute as tarefas e constrói relacionamentos, que sejam frutos de relações saudáveis, onde as necessidades sejam trabalhadas com caráter e confiança. O líder lidera as pessoas, já o gerente gerencia as coisas, e nesse exercício de liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicá-las.
No capitulo dois fala sobre os “paradigmas” quesão conceitos, mapas, rotas que as pessoas traçam para conduzir suas vidas, podendo ser quebrados, estar em constante desenvolvimento. Nos fala sobre a importância do “saber ouvir”, que na pratica é muito difícil, em muitos diálogos, nos deparamos interrompendo a fala do outro, gerando uma sensação de negatividade, ou de pouco caso, com a fala do outro, a preocupação é sempre voltada com a resposta eargumentação sobre o assunto. Quando praticamos diariamente o ouvir, mostramos ao outro o quanto ele e seu assunto tem importância, o sentimento de respeito floresce dentro do dialogo e somente depois que poderemos ajudá-lo e propor uma solução para o fato.
Para o autor o líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados, onde para que isso ocorra é necessário saber osignificado do verbo “servir”, pois para liderar é preciso servir, com limites e responsabilidades, estimulando o grupo, percebendo as diferenças entre vontade e necessidade, mantendo a flexibilidade mutua.
No capitulo três, o autor destaca Jesus Cristo, como o maior líder que já existiu de todos os tempos, é servir, é colocar a serviço do outro, e com isso influenciar as pessoas. Com a formula:pensamentos – ações = nada, mas pensamentos + ações = vontade. Vontade é um dos ou o principal fator para ser m líder de sucesso. O líder que tem vontade ele sacrifica as suas necessidades para identificar e suprir as necessidades do seu liderado. O capitulo enfatiza os modelos de liderança, e nos mostra que serviço e sacrifício são ações para realizar as intenções e que se o amor é fundamentado navontade, a liderança começa com a vontade e a identificação e satisfação das necessidades.
No capitulo quatro a idéia é facilitar as discussões e aproveitar os pensamentos interessantes de cada um, os desafiando, expor claramente as suas posições a respeito das coisas. Fala da religião como um paradigma, que nos auxilia nas questões existentes. Nos frisa sobre o “amor”, onde é traduzido no...
tracking img