Protetor solar-epi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Turma:


















Protetor solarSão Paulo

2012







Protetor solar é EPI ou NÃO?






Conforme Norma Regulamentadora nº 06, equipamento de proteção individual – EPI étodo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer ao empregado,gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos deacidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; para atender situações de emergência. Mesmo a Norma Regulamentadora informandoseus aspectos legais, o protetor solar ainda não se adéqua a categoria, a utilização não se torna obrigatória já que não há emissão de C. A. (Certificado de Aprovação).

A legislaçãoBrasileira ainda não contempla a exposição solar como risco laboral, a despeito de todos conhecerem o nexo entre exposição e câncer de pele. Aqueles que trabalham a céu aberto, e em grande parte, na construçãocivil, o risco está presente diariamente.

Desta forma, apenas poucas empresas hoje se preocupam com este fator de risco e fornecem protetores solares a seus colaboradores. Estas terão comose defender quando daqui há 10 ou 15 anos, seus colaboradores apresentarem algum tipo de câncer de pele ou outra dermatose solar.

Apesar de muitas empresas aderirem ao protetor solar, comomostra o O mesmo descreve que a empresa onde é colaborador, iniciou a produzir protetores solares no ano de 1999. A empresa já trabalhava com outros tipos de cremes protetores e já era bem conceituada...
tracking img