Protese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Slides - 1 aula - Prótese Parcial Removível O QUE É PPR ? As Próteses parciais removíveis (PPR) são aparelhos protéticos que visam substituir, funcional e esteticamente, os dentes naturais ausentes e que podem ser removidos e recolocados na boca sem causar danos em sua estrutura ou na dos dentes pilares.” Classificação de acordo com as vias de transmissão de forças Muco-suportada Dento-suportadaDento-muco-suportada Implanto-suportada Funções: Mastigação; Estética; Fonética; Prevenção da inclinação, migração ou extrusão dos dentes remanescentes; Estabilização de dentes enfraquecidos; Balanceio muscular e articular no complexo oral. Se as próteses estiverem mal adaptadas? Perda de elementos dentais; Lesões hiperplásicas; Mobilidade Dental; Dificuldade de higienização. Sequência deplanejamento de PPR:

 ' '   ^ > Z W

D & /

Classificação topográfica de Kennedy Classe I - Desdentado Posterior Bilateral.

Classe II - Desdentado Posterior Unilateral.

Classe III - Espaço intercalado.

Classe IV - Espaço Intercalado Anterior

As modificações: São espaços que também deverão ser constados na classificação, porém não se deve levar em consideração a extensão, e sim onúmero. Modificações em Classe I, Modificações em Classe II, Modificações em Classe III, e não existem modificações em classe IV.

Regras de Applegate A Classificação será feita após as extrações dentárias; Se o 3º molar puder ser utilizado como suporte, ele entrará na classificação; Se o 3º molar estiver ausente ele não entrará na classificação; Se o 2º molar estiver ausente e não se tencionarsubstituí-lo, não será considerado na classificação. Regras de Applegate As áreas posteriores regem a classificação; As outras áreas desdentadas que são secundárias, dão origem as modificações; A extensão das modificações não interessa, e sim o número; Não há modificações na classe IV, pois, se houver área posterior será ela que regerá a classificação, conforme a regra nº 5. Partes Constituintes deuma PPR Apoios; Grampos de Retenção; Grampos de Oposição; Conector Maior; Conectores Menores; Sela 1. Apoios Estrutura intimamente ligada aos dentes através de nichos, pré confeccionados pelo cirurgião dentista. Funções: Transmitir as forças mastigatórias no longo eixo do dente, para que não haja dano ao elemento dental. Não permitir que a prótese se desloque no sentido ocluso gengival 2. Grampo deRetenção Porção da PPR que entra em contato com a face vestibular no 1/3 cervical. Funções: não desloca no sentido gengivo-oclusal. A ponta ativa do grampo tem como função a retentividade, enquanto o corpo do grampo, mais espesso e menos flexível permite estabilização da prótese. 3. Grampo de Oposição Porção da PPR que fica em contato com a porção lingual do dente, no 1/3 oclusal (dentesposteriores) e no cíngulo (dentes anteriores) Função: Neutralizar as forças exercidas sobre o dentes pilar pelo grampo de retenção. 4. Conector Maior Os conectores maiores são elementos de um prótese que tem como objetivo unir um lado da PPR com outro, formando um elemento único. Funções: Permite que a transmissão de forças sobre prótese seja distribuída pelos elementos da prótese de forma igual. 5.Conectores Menores Além de unir os apoios e os grampos na selas enos conectores menores, ele servem para via de transmissão de forças para os dentes suportes, por meio de apoios. Função: Unir as estruturas do dente pilar com o conector maior. Em alguns casos servirá como plano de orientação. 6. Sela São grades, que receberam a gengiva e os dentes artificiais. Funções: Em alguns casos atuará comoretentor indireto, não permitindo que a prótese se desloque. Slides - Aula de apoios APOIOS O apoio oclusal suporta e estabiliza a prótese no sentido ocluso-gengival, evitando o esmagamento dos tecidos gengivais, próximos ao dente pilar, durante a mastigação. Posições dos apoios no arco Espaço Intercalado – apoio próximo ao espaço Extremidade Livre – apoio distante

Exceções: 1ª exceção: Em dentes...
tracking img