Proteinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GLICOPROTEÍNAS



Brasília 01 de Outubro de 2012


Sumario:

- INTRODUÇÃO.

- O QUE SÃO GLICOPROTEÍNAS.

- GLICOPROTEINAS E A GRIPE.

- GLICOPROTEINA P.

- GLICOPROTEINAS E SALIVA.

- ALFA-1-GLICOPROTEINA ACIDA.

- METABOLISMO.

- CATABOLISMO.

- ANABOLISMO.

-CONCLUSÃO.

- BIBLIOGRAFIA.

INTRODUÇÃO:

Para começar a falar sobreGlicoproteína, primeiro temos que entender o que são, e de onde surgem. Os compostos que resultam da ligação covalente de moléculas de carboidratos às proteínas e aos lipídios são coletivamente denominados glicoconjugados, exercem efeitos profundos nas funções celulares e também como mediadores para interações especificas célula - célula de organismos multicelulares. Iremos descrever nesse trabalho sobre umadas duas classes de conjugados carboidratos - proteínas, as glicoproteínas.

O QUE SÃO GLICOPROTEÍNAS:

As glicoproteinas são proteinas conjugadas que possuem como grupos prostéticos um ou vários oligossacarídeos que são carboidratos que, por hidrólise, originam dois a dez monossacarídeos. As glicoproteinas são moléculas constituintes da maioria dos organismos vivos. Ocorrem nas células na formasolúvel ou ligadas as membranas, os vertebrados são particularmente ricos em glicoproteinas, exemplo dessas substancias incluem a proteína transferrina (transportadora de ferro), ceruloplasmina (transportadora de cobre). Vários hormônios são glicoproteinas, por exemplo, o hormônio folículo estimulante (FSH), produzido pela hipófise anterior que estimula o desenvolvimento dos ovários na mulher e aespermatogênese no homem. Alem disso muitas podem ser associadas a enzimas, como a ribonuclease (RNase), a enzima que degrada o acido ribonucléico, é um exemplo bem estudado.
Outras glicoproteinas são proteínas integrais de membrana, entre elas a bomba de sódio potássio.

GLICOPROTEINAS E A GRIPE.
A GRIPE (influenza) é uma das doenças respiratórias que mais acometem o homem. Causada porum vírus específico, chamado vírus influenza: São conhecidos 3 tipos de vírus da influenza: A, B e C. Os tipos A e B causam maior morbidade (doença) e mortalidade (mortes).A estrutura viral consiste em um envoltório, com inserção de duas glicoproteínas, hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA). Logo abaixo do envoltório, observa-se a matriz (membrana) e no seu interior as nucleoproteínas (NP) e omaterial genético, que é constituído de RNA.
A hemaglutinina (HA) é uma glicoproteína, que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira. A HA tem grande importância epidemiológica devido a sua variabilidade antigênica. A outra glicoproteína de superfície, a neuroaminidase (NA) esta, produz uma substância que facilita o transporte do vírus através do muco, e expõe a HA,permitindo sua clivagem e, conseqüentemente, a efetividade.
A NA também é responsável pela liberação dos vírus recém-formados da célula hospedeira, influenciando assim, no curso da doença mesmo não se tratando de uma glicoproteína que estimule a síntese de anticorpos.

GLICOPROTEINA P:
A glicoproteína-P (gpP) é uma proteína expressa na superfície celular. Codificada pelo gene MDR1, possui pesomolecular de 170 KDa e está relacionada com a resistência a múltiplas drogas (MDR) utilizadas para o tratamento de alguns tipos de tumores.
A gpP funciona como uma bomba de efluxo ATP-dependente, ou seja, promove ativamente a saída da substância (no caso, o agente quimioterápico antineoplásico) do interior da célula.
Vários modelos já foram propostos para explicar o mecanismo de efluxopromovido pela P-gp. Um dos modelos mais populares é o denominado “aspirador hidrofóbico” no qual as duas subunidades da gpP formam um único canal de transporte, pelo qual o fármaco é expelido, quer seja na sua forma neutra, quer seja na forma carregada. Uma adaptação deste modelo foi proposta por Stein, que considera a ocorrência de mudanças conformacionais na proteína através da hidrólise de ATP....
tracking img