Prostatectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATENÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO FAMILIAR E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS



Hauenstein.V; Dias.P; Schopf.NI; Santos.F; Danbrosio.M.H II






IAlunos da 2ª etapa do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias
IIDocente Disciplina de Saúde Pública, Docente Disciplina de Materno

RESUMO

O planejamento familiar é uma forma deassegurar aos cidadãos o acesso à informação, aos métodos de contracepção eficazes e seguros e aos serviços de saúde adequados, que permitam uma sexualidade segura e saudável, bem como uma gravidez e parto nas condições mais adequadas. Com isso este estudo visa buscar resultados para algumas questões, cujo objetivo maior é detectar o número de mulheres que usam algum método contraceptivo, bem comoos métodos mais utilizados. A discussão é baseada nos dados de uma pesquisa coletados entre os dias 18 e 19 de Junho de 2012, com alunas dos Cursos Técnicos do Instituto de Educação Professor Annes Dias, tendo como resultados alguns pontos positivos visando a saúde da mulher, mas não deixando de apresentar uma acentuada preocupação quanto às questões em que são referidos os tipos de parto, métodoscontraceptivos e a presença de aborto e quanto ao consumo do tabaco, pois esses são fatores que interferem na qualidade de vida da população.

1. INTRODUÇÃO

O crescimento desordenado da população gera problemas como desemprego, baixa escolaridade e marginalização dos mais pobres. Dentre os vários aspectos da saúde reprodutiva, a anticoncepção adquire papel inigualável e o não uso de métodoscontraceptivos implica vários agravos à saúde da mulher, como: gravidez indesejada, gravidez na adolescência, abortamentos ilegais e, até mesmo aumento na mortalidade materna.
Seja para evitar uma gravidez não programada ou para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, os métodos contraceptivos devem fazer parte da vida dos brasileiros.
A pesquisa realizada tem como objetivoidentificar o número de mulheres que usam algum tipo de método contraceptivo, bem como a escolha desse método, visando a educação em saúde e buscando compreender o planejamento familiar como qualidade de vida.
As ações educativas são importantes para garantir à população uma escolha livre e bem informada do método anticoncepcional a ser usado. Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de altorisco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou,” ressalta Patrícia Albuquerque, enfermeira obstetra do setor de planejamento familiar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Á partir do momento em que as mulheres percebem as mudanças no corpo, e iniciam avida sexual, também iniciam a procura aos métodos contraceptivos e fazem uso dos mesmos quando não desejam a gravidez, ainda sendo raro à participação das adolescentes na procura dos mesmos.
Os motivos que levam uma adolescente a engravidar são variados e de diversas ordens. Muitas pesquisas mostram que o inicio da atividade sexual pelos jovens é cada vez mais precoce; a transa faz parte donamoro, com baixa incidência do uso de métodos contraceptivos. Umas desejam engravidar como parte do processo da busca da identidade. Porém, a desinformação é uma das principais causas, pois a falta de informação a respeito da sexualidade faz do assunto um tabú, esta atitude provoca curiosidade, que muitas vezes é satisfeita entre amigos. Desse modo, as adolescentes
engravidam sem ao menos saberem oque está acontecendo com seu corpo, por não associar a relação sexual com a fecundidade, por não tomarem medidas para prevenir uma gravidez. Só encaram o problema quando já estão grávidas e, para muitas delas, o aborto é um método contraceptivo.
Entre as ações direcionadas para o cuidado dos adolescentes está a prevenção da gravidez na adolescência. Muitos estudos demonstram que a falta...
tracking img