A vida apos a prostatectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM FLORENCE NIGHTINGALE

MARCOS ANTONIO SOUZA DOS SANTOS

AVIDA APÓS A PROSTATECTOMIA

São Paulo
2010

MARCOS ANTONIO SOUZA DOS SANTOS













AVIDA APÓS A PROSTATECTOMIA













Trabalho de conclusão de curso, como requisito parcial para a obtenção dotítulo de Enfermeiro Generalista.





ORIENTADOR: Profª. Dra. Patrícia Fera





















São Paulo
2010



























“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu; há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou.”ECLESIASTES 3: 1-2 .

AGRADECIMENTOS





Primeiramente agradeço a DEUS que me acompanha durante esta jornada, a meus pais, Edivaldo e Lourdes, e meus irmãos Julio, Alexandre e Patrícia pelo amor e dedicação, mas acima de tudo, por serem para mim exemplos de vida. A vocês, meu carinho, respeito e admiração.

Agradeço à minhaquerida orientadora, Professora Patrícia Fera, que com carinho, dedicação e competência mostrou-me o caminho a seguir.

A Professora Wana Diretora da graduação de enfermagem pelo carinho e apoio, acreditando no meu potencial.

A minha namorada Vânia pelo amor e paciência.

Aos meus amigos de faculdade Adriana, Cintia, Edvan, Lilian e Rute pelo apoio, carinho,companheirismo e momentos inesquecíveis.


RESUMO



Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. O câncer de próstata é a malignidade mais comumente detectada em homens brasileiros e a prostatectomia radical é o método de tratamento mais eficaz para esse tipo de câncer. No entanto, essa intervençãocirúrgica causa comumente algumas complicações, entre elas, a incontinência urinária e a disfunção erétil. Este trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica sobre a eficácia das ações terapêuticas na incontinência urinária e na disfunção erétil em pacientes prostatectomizados. Segue-se ainda uma abordagem sobre o câncer de próstata, bem como as suas formas de tratamento com destaque paraa prostatectomia e suas possíveis complicações, enfatizando a incontinência urinária e a disfunção erétil e os seus respectivos tratamento como a reabilitação do assoalho pélvico inferior através do biofeedback, eletroestimulação, treinamento comportamental e no caso da disfunção erétil o uso de drogas orais, injeções de drogas vasoativas no corpo cavernoso do pênis e o implante de prótese penianano tratamento da disfunção erétil, apontando ainda a importância do papel do enfermeiro na resolução da problemática que surgi em torno de tais complicações bem como a aplicação da sistematização na assistência de enfermagem ao prostatectomizado. Todas as abordagens mencionadas foram comprovadas, pelos autores consultados, como eficazes para a diminuição dos sintomas urinários e erétilcolaborando de maneira eficiente para obtenção mais rápida da resolução dos problemas e melhora na qualidade de vida do paciente.


Palavras-chave: Prostatectomia, Incontinência urinária, disfunção erétil, reabilitação do assoalho pélvico.


ABSTRACT



Cancer is the name given to a group of diseases that have in common the uncontrolled growth of cells that invade the tissues and organs. Prostatecancer is the most common malignancy detected in Brazilian men and radical prostatectomy is the most effective method of treatment for this type of cancer. However, this surgery usually causes some complications, among them urinary incontinence and erectile dysfunction. This work was developed through a literature review on the effectiveness of therapeutic actions in urinary incontinence and...
tracking img