Apendicectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os distúrbios do sistema reprodutor masculino incluem uma ampla variedade de condições que, em geral, afetam o sistema urinário e reprodutor. Como esses distúrbios se concentram na genitália e, em alguns casos afetam a sexualidade, o paciente pode experimentar ansiedade e constrangimento. A enfermeira deve reconhecer a necessidade de privacidade do paciente, bem como de educação.Isso exige uma abertura para debater as questões críticas e sensíveis com o paciente, além da avaliação, tratamento e comunicação efetivos por parte da enfermeira.
No homem, vários órgãos servem como partes do trato urinário e do sistema reprodutor. Os distúrbios nos órgãos reprodutores masculinos podem interferir com as funções de um ou de ambos os sistemas. Em conseqüência, as doenças dosistema reprodutor masculino são usualmente tratadas por um urologista. As estruturas no sistema reprodutor masculino incluem os testículos, o canal deferente (ducto deferente) e vesículas seminais, o pênis e determinadas glândulas acessórias, como a próstata.
A próstata localiza-se exatamente abaixo do colo da bexiga. A mesma circunda auretra e é atravessada pelo ducto ejaculatório, uma continuação do canal deferente. Essa glândula produz uma secreção que é, sob os aspectos químicos e fisiológicos, adequada para as necessidades dos espermatozóides em sua passagem a partir dos testículos (BRUNNER & SUDDARTH, 2009).
Quando a pessoa está com casos de tumores ou quando a próstata se torna muito grande chegando a ponto de impedir apassagem da urina através da uretra, realiza-se a Prostatectomia, onde, a mesma envolve a retirada de toda a próstata e estruturas próximas, com objetivo de eliminar todo o tumor existente. Para que seja realizado este tipo de cirurgia, existem vários procedimentos que podem ser feitos: Prostatectomia Roboticamente Auxiliada, Laparoscópica, Prostatectomia Perineal Radical, Prostatectomia RetropúbicaRadical, Ressecção Transuretral de Próstata (RTUP) e a Prostatectomia Radical Aberta, onde se faz a remoção total da próstata através de uma incisão abdominal. Com base neste estudo, iremos abordar sobre o papel do enfermeiro frente à cirurgia de Prostatectomia, desde a chegada do paciente até o pós-operatório (pré-operatório, trans-operatório e pós-operatório).
2. PRÓSTATA

É definido porMoore e Dalley (2001), como sendo a maior glândula acessória do sistema genital masculino, situa-se debaixo da bexiga, envolve a parte inicial da uretra. A face posterior da próstata entra em relação com o reto, o que permite que tenha noção da consistência e do volume por meio de toque retal, adiante da próstata e debaixo da bexiga encontra-se de cada lado a vesícula seminal e o canal deferente, queatravessam para desembocar na uretra, a próstata divide-se em três lobos e é revestida de capsula fibrosa onde contêm fibras musculares lisas, que compõem de vários ramos tubulares secretando líquido leitoso, fluido e alcalino, tendo quantidade aumentada pela ereção sexual que se adéqua para as necessidades dos espermatozóides em sua passagem a partir dos testículos.
Sabe-se que a próstata estásujeita a uma série de moléstia, podendo ser vítima de infecções e de tumores. Existem três processos patológicos que afeta a próstata:
2.1 Prostatite: É uma inflamação da próstata que é causada por agentes infecciosos (bactérias, fungos) e outras condições como a manipulação cirúrgica da uretra que pode ocorrer em cistoscopia, dilatação uretral (estenose), quando não tratados adequadamenteevoluem para cronicidade. Em geral os microorganismos são transportados até a próstata a partir da uretra.
• Manifestações Clínicas: Os sintomas da prostatite podem incluir desconforto perineal, queimação, febre súbita, calafrios, disúria, noctúria (FARIAS, 2002).

2.2 Hiperplasia benigna da próstata (HBP): É um crescimento tumoral não neoplásico que resulta da hiperplasia do estroma e do tecido...
tracking img