Propriedades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministério da Educação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Curso Técnico de Nível Médio em Mineração
Alunos: Helder Ribeiro Filho
Victor Augusto Nogueira Correia

Importância das Propriedades Físicas das Rochas no Planejamento de Mina Subterrânea.
(Trabalho apresentado na disciplina de Lavra Subterrânea no curso técnico em mineração, valendo como método avaliativodo 1º Bimestre). Orientador: Agnaldo Arruda

Goiânia
2012

Introdução

O planejamento para a abertura de cavas, seja ela a céu aberto ou subterrânea, tem seu princípio nas propriedades físicas das rochas. Cada rocha se comporta de maneira diferente no que se diz respeito as suas propriedades como a coesão, dureza, elasticidade, plasticidade, peso específico ou densidade, porosidade,ângulo de repouso natural, estabilidade e empolamento. Por essa razão é importante conhecer bem essas propriedades para obter uma cava bem estruturada e segura para a lavra de minérios.

Planejamento de Mina Subterrânea

O processo de planejamento em uma mina subterrânea é primeiramente dividido em duas etapas, a primeira em desenvolver condições para a chegada até o corpo mineral, como a construçãode vias de acesso, e a segunda na principal atividade da mina, na explotação do minério.
Nessas etapas as propriedades físicas que se destacam da rocha encaixante são a coesão e a estabilidade, a primeira é entendida como a resistência que a rocha possui ao ser submetida a forças de cisalhamento. Quanto maior a força de ligação entre as partículas melhor será sua competência, enquanto que aestabilidade é a propriedade que mantém a rocha estável durante os processos de construções de vias de acessos e aberturas de novas galerias, uma rocha com maior fraturamento e alteração representa pouca estabilidade do maciço rochoso.
A próxima etapa do planejamento é a que irá regular a mina durante toda sua vida útil, são os objetivos que a mina terá de seguir. Alguns deles são: Permitir contatocom as instalações do subsolo; Permitir controle de avanços; Permitir extração constante e o Controle de custos e controle de produção.
A abertura da cava acontece de uma maneira para facilitar o contato entre a superfície até o corpo mineral, é a primeira etapa para o início da mina e acontece durante todo o tempo de vida da mina atuando no desenvolvimento.
A evolução da mina acontece de acordocom a necessidade de maior volume de extração e do potencial da jazida. Durante esses avanços deve-se prestar muita atenção e conhecer bem o grau de elasticidade e plasticidade da rocha a ser desmontada. Uma rocha elástica é a mudança de forma ou volume, quando submetida a forças externas, retornando, em seguida, às condições iniciais, quando retiradas as forças que causaram a deformação devido aesse fator é necessário disponibilizar uma maior energia para o desmonte da rocha. Já a plasticidade é a propriedade que tem a rocha de tomar qualquer forma, quando submetida a forças externas, e conservar esta forma, mesmo depois de removida a causa da deformação. Atraem a preocupação devido suas estruturas deformadas serem responsáveis pela formação dos “chocos”, blocos de rochas parcialmentesoltos com grande potencial de causar acidentes.
Outro objetivo é a extração constante de material, deve-se manter um padrão de extração para atender a demanda do cliente final e de um padrão evolutivo gradual para a realização de projeções e planejamentos futuros de produção. Fatores mecânicos de equipamentos respondem muito por essa parte, no entanto dependem da dureza da rocha a ser perfurada edesmontada. A dureza é a resistência que a rocha apresenta quando é submetida a uma ferramenta de perfuração, essa resistência está diretamente ligada ao número de metros perfurados pelo equipamento durante um ciclo de trabalho. Essa propriedade física da rocha juntamente com a capacidade de produção do equipamento é que ditarão os ritmos da extração em uma mina subterrânea.
O controle dos...
tracking img