Libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Educação dos Surdos

Fatos Históricos no Mundo
Nos séculos X e IX a.c , as crianças que nasciam com qualquer tipo de deficiência ou algum tipo de má formação eram rejeitadas pela sociedade ou abandonadas até morrerem.
As crianças com deficiência auditiva eram consideradas irracionais, viviam abandonadas e na miséria, algumas até eram sacrificadas.
Em meados do século XVI deu-seinício a educação dos surdos, pois até então eles eram considerados incapazes de se comunicar e aprender.
A primeira escola para crianças surdas, surgiu em 1712, na França, Abade Michel de L’Epée, onde era utilizada a língua de sinais, com o objetivo de ensinar a ler, escrever, transmitir a cultura e dar acesso à educação.
Em 1791, essa escola se transformou no Instituto Nacional de Surdos eMudos de Paris, era dirigida por Sicard.
Em 1846 Alexandre Grahn Bell, caracterizava a Língua de Sinais imprecisa e inferior a fala, defendia que deveria ser usada como apoio da Lingua Oral, o método oral deveria ser usada sem sinais, pois julgava que a utilização conjunta poderia prejudicar a fala.
Em 1873 Grahn Bell, deu aulas de fisiologia da voz para surdos da Universidade de Boston, ondeconheceu Mabel Gardiner Hulbard, um aluna surda com quem se casou em 1877. Criou o telefone em 1876, tentando também criar um acessório para surdos.
Em 1950, surge na Alemanha, a primeira escola baseada no método oral.
Os Estados Unidos se destacam na educação de surdos no século XIX, a língua de sinais usada inicialmente foi a Francesa, mas foi se modificando e se adequando à culturanorte-americana tornando-se a ASL (Língua de Sinais Americana). Em 1864 um professor surdo francês, Laurent Cler junto com Thimas Gallandet fundaram a primeira escola americana para surdos, transformada em única Universidade no mundo para surdos.
A partir de 1880 e até a década de 70 deste século, houve uma decadência na educação dos surdos no mundo, onde reuniram-se representantes da França, EUA, Bélgica,Suécia e Rússia, no Congresso de Milão, decidido então que a educação de surdos seguiria a formação oralista. O objetivo central do oralismo era proporcionar o desenvolvimento individual dos surdos, a partir do aprendizado dos gestos, a capacidade e o hábito da leitura visual, e mais tarde, da escrita (Gomes, 2008).
Os primeiros aparelhos auditivos eram enormes trombetas em forma de chifre comuma parte larga e aberta em uma extremidade que detectava o som. Surgem as próteses auditivas, possibilitando aos surdos à aprendizagem através do treinamento auditivo.

Fatos Históricos no Brasil
Por solicitação de Dom Pedro II , chega ao Brasil em 1855, o professor surdo francês, Eduard Huet, que preparou um programa que consistia em usar o alfabeto manual de Língua de Sinais da França, masainda não havia escola.
Em 26 de setembro de 1857, fundou-se o Instituto Nacional de Educação para Surdos-Mudos, atualmente Instituto de Educação para Surdos (INES),no Rio de Janeiro, pois descobriram que o surdo não era mudo, mas sim não falava pelo simples fato de não ouvir, atualmente essa data é comemorada como Dia Nacional do Surdo.
Este instituto funcionava como um colégio interno, ascrianças ficavam lá durante todo o ano, estudavam disciplinas profissionalizantes.
Já em 1991 passou-se a usar o oralismo puro, porém os o uso de sinais permaneceu até 1957, momento em que foi proibido oficialmente.
Em 24 de maio de 1913, foi fundada a Associação Brasileira dos Surdos (ABSM), por João Brasil Silvado Jr.

Em 1930 o então diretor do INES Dr. Armando Paiva Lacerda, exige que osalunos não usem a Língua de Sinais: podendo apenas utilizar o alfabeto manual e um bloco de papel com lápis no bolso para escrever as palavras que quisessem falar. Os próprios surdos não conseguem se adaptar a essa imposição.

Em 1980, chega ao Brasil o bilinguismo. Linguistas brasileiros começaram a se interessar pelo estudo da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) e da  contribuição para a...
tracking img