Propriedades do tomate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esta revisão reúne dados científicos sobre os fatores que influenciam a biodisponibilidade do licopeno descrevendo o processo de absorção deste pelo organismo, como também alimentos que constituem fontes dessa substância e a importância do seu consumo. Para realização dessa pesquisa foi utilizado como base publicações encontradas no endereço eletrônico Scielo e Google Acadêmico.Devido ao grande número de estudos que associam carotenóidesdentre eles o licopeno, com ação antioxidante e conseqüentemente a prevenção de algumas doenças crônicas e cancerígenas, o tema torna-se altamente relevante, pois atualmente o câncer é um dos urgentes problemas da medicina que pode ser prevenido de maneira simples através da ingestão de alimentos onde se encontram presentes vitaminas A, C,E e carotenóides.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O pigmento licopeno (C40H56), pertence ao subgrupo dos carotenóides não oxigenados, sendo caracterizado por uma estrutura acíclica e simétrica contendo 11 ligações duplas conjugadas. Devido a sua estrutura química, o licopeno figura como um dos melhores supressores biológicos de radicais livres, especialmente aqueles derivados do oxigênio (CARVALHO etal., 2005).
Segundo Rao e Agarwal (2000) o licopeno na configuração trans é encontrado em plantas, sendo esta a forma termodinamicamente mais estável. Já no plasma humano, este composto se encontra em uma mistura isomérica contendo cerca de 50 % do licopeno total na forma cis.
O organismo humano não é capaz de sintetizar carotenóides, dessa forma eles são obtidos exclusivamente por meio dadieta alimentar. O licopeno pode ser encontrado em um número limitado de alimentos; o tomate e seus derivados são as melhores contribuições dietéticas, mas são boas fontes desse elemento também o mamão, a goiaba vermelha, a pitanga e a melancia (MORITZ e TRAMONTE, 2006).
Sendo um eficiente método de prevenção de acidentes cardiovasculares, câncer, acidente vascular cerebral, arteriosclerose eenfermidades hepáticas. De acordo com Burri (2002), existem muitos compostos e substâncias com propriedades funcionais, como os carotenos, em especial o licopeno, no qual há indícios que possua capacidade de exercer uma ação protetora específica contra o desenvolvimento de certos tipos de câncer e doenças coronárias, seu consumo regular pode ser uma alternativa para conter avanço dessas doenças.
Um fatorelevante a respeito do licopeno é a sua biodisponibilidade, que consiste em um processo de absorção do principio ativo de tal substância, do qual estão envolvidos, transporte, metabolização, podendo ser influenciado por fatores como: matriz alimentar; forma isomérica do licopeno; quantidade e tipo de gordura dietética; interações entre os carotenóides e presença de fibra alimentar (BRAMLEY,2000; BOILEAU, 1999).

O processo de absorção ocorre de forma passiva, ou seja, sem gasto de energia, mas pouco se sabe sobre o aproveitamento do licopeno no interior da mucosa. Estudos sugerem que o licopeno seja transportado entre as células por proteínas específicas ou migre agregado a gotas lipídicas. No enterócito, o licopeno não é transformado em vitamina A, como ocorre com outroscarotenóides, mas metabólitos oxidativos do licopeno têm sido encontrados no soro humano, embora pouco se saiba sobre os locais e mecanismos envolvidos em sua formação. O licopeno sai do enterócito carregado por quilomícrons que, pela ação da enzima lipase lipoprotéica, vão sendo retirados e absorvidos de forma passiva por vários tecidos, incluindo os adrenais, renais, adiposos, esplênicos, dos pulmões e dosórgãos reprodutivos. Esses carotenóides podem se acumular no fígado ou for envolvido pela lipoproteína de muita baixa densidade (VLDL) e levados novamente ao sangue (BOILEAU, 2002).
A matriz na qual o licopeno é encontrado nos alimentos pode ser um fator de interferência na sua disponibilidade, sendo a liberação do licopeno dessa matriz o primeiro passo para a sua absorção. A localização...
tracking img