A perigosa yara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto de Clarice Lispecto, " A perigosa Yara", é uma história muito interessante que ocorre em torno da morena Yara de olhos pretos e faiscantes, que mora no fundo das águas , e queencanta e atrai qualquer homem ao cantarolar. Pode-se identificar na história características literárias, como: realidade reorganizada, signo multívoco e linguagem indizível.
Otexto de Clarice Lispecto descreve Yara como uma mulher magnífica, porém feiticeira e uma tentação da aventura. Yara era de provocar preocupações nas mães de muitos rapazes, principalmente,no mês de maio, quando esta morena vinha em busca de noivo, pois uma vez atraídos pelo belo canto da Flor das águas, seria um perigo. Neste contexto, pode-se identificar umacaracterística literária, pois Yara representa na realidade nada mais que a mulher traiçoeira, sendo assim, no contexto de " A perigosa Yara" ocorreu o interessante fenômeno da realidade reorganizada.Outras características literárias podem ser identificadas no texto de Clarice Lispecto. Ao decorrer da história, Yara enfeitiça o Tapuio sonhador e arrojado com seu cantarolare o atrai para o fundo das águas, como mostra o trecho a seguir: "Os dois mergulharam e advinha-se que houve festa no profundo das águas". Nota-se um mistério a cerca deste trecho, aliásalguém sabe de certo que houve no profundo das águas? Portanto, este trecho admite inúmeras interpretações, deste modo, identifica-se o signo multívoco.
A " A perigosa Yara" deClarice Lispecto, portanto caracteriza-se como um interessante texto literário por apresentar: realidade reorganizada, signo multívoco e como também linguagem indizível, pois a autoraencontrou um modo um tanto diferente ao tentar alertar os homens sobre as mulheres traiçoeiras, não?! Segue um trecho:" Esta história não admite brincadeiras. Que se cuidem certos homens".
tracking img