Resumo sobre estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DE MERCADO

1.Concorrência Perfeita;
2.Monopólio;
3.Oligopólio;
4.Monopsônio;
5.Oligopsônio;
6.Concorrência Monopolística.

O mercado de concorrência perfeita é um modelo ideal,que serve de referência para o estudo dos demais tipos de mercado. Corresponde ao conceito de um mercado no qual existam tantos compradores e vendedores que, individualmente, nenhum deles seja capazde impactar significativamente sobre o preço do mercado e no qual os produtos ofertados para venda sejam todos iguais, homogêneos. Assim, seria impossível a cobrança de um valor que configurasseexploração dos compradores por parte de vendedores e a concorrência seria livre, ou seja, nenhum vendedor sofreria restrições por seus concorrentes.

O monopólio é o tipo de mercado onde há apenas umvendedor. Assim, o consumidor fica sujeito ao preço que este vendedor determinar, por maior que seja a disparidade entre o preço do custo de produção e o preço pelo qual o produto é ofertado. Nestemercado, nunca haverá concorrência, por isso ele é o extremo oposto ao conceito de mercado de concorrência perfeita.

A existência de um oligopólio é configurada por uma pequena quantidade devendedores, geralmente de grande porte, que domina determinado mercado. Assim, novos vendedores têm sua entrada no mercado dificultada, pois há um domínio exercido pelas grandes empresas.

O monopsônio é omercado no qual vários vendedores relacionam-se com apenas um comprador. Dessa forma, os vendedores ficam sujeitos à demanda desse comprador de maneira que não haja um ponto de equilíbrio entre aoferta e a demanda, e o vendedor seja capaz de influenciar, sozinho, no sistema de preços desse mercado.

Já o oligopsônio ocorre quando uma pequena parcela dos compradores compra uma parcelasignificativamente relevante dos produtos ofertados em determinado mercado. Portanto, esses compradores exercem uma forma de domínio ao poderem influenciar os preços desse mercado.

A concorrência...
tracking img