Propriedades das rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* PROPRIEDADES DAS ROCHAS
As propriedades das rochas que mais interessam para sua caracterização são:
-Químicas (composição química/ reatividade/ mineralogia/ durabilidade).
-Físicas (cor/ densidade/ porosidade/ permeabilidade/ absorção/ dureza/ módulo de elasticidade/ coeficiente de Poison).
-Mecânicas (resistência à compressão/ resistência ao choque/ resistência ao desgaste/ resistência aocorte/ resistência à britagem).
-Geotécnicas (grau de alteração/ grau de resistência à compressão simples/ grau de consistência/ grau de fraturamento).
* PROPRIEDADES QUÍMICAS

1 Composição química: A composição química de uma rocha, por si só, não constitui elemento capaz de classificar (definir) uma rocha; a composição química de uma mesma rocha pode variar muito, de amostra paraamostra, e, portanto, uma determinação rigorosa dos componentes não é exigida.
- Silicatos (Si04): quartzo, feldspato, anfibólio, piroxênio. (são menos solúveis que os carbonatos)
- Carbonatos (CO3): calcitas. (são menos solúveis que os sulfatos).
- Sulfatos: gipsita. (São os mais solúveis).
2 Reatividade: Existem rochas quimicamente inertes e outras que contem elementos reativos (nãoinertes); esses elementos (reativos) são identificados através da petrografia (descrição das rochas e análise das suas características estruturais).
Com relação à reatividade de rochas e minerais, na engenharia civil, um dos problemas que mais preocupa é a reação cimento/agregado: essa reação ocorre devido à combinação de três agentes: minerais reativos, álcalis do cimento e presença de umidade; Areação de alguns minerais reativos com os álcalis livres do cimento Portland (que estão dissolvidos nos poros de concreto) forma um gel higroscópico expansivo, causando expansões, movimentações diferenciais, redução das resistências à tração e compressão e fissurações até pipocamento.
Para evitar esse tipo de reação, é necessário efetuar as análises e ensaios recomendados dos agregados e doconjunto agregado-aglomerante. Caso haja potencialidade de ocorrência da reação, usar neutralizadores da mesma no concreto, tais como materiais pozolânicos (provenientes de rochas de origem vulcânicas, mistura de materiais argilosos, silte (fragmento de mineral ou rocha menor que a areia fina e maior que a argila, possui baixa plasticidade) e areia), sílica ativa, escória granulada moída de alto forno,em proporções previamente estudadas ou utilizar cimentos pozolânicos ou cimentos de escória de alto forno contendo materiais pozolânicos ou escória em quantidades adequadas.
Outro tipo de reatividade é no caso da construção de túneis; a água passa através das formações que contém anidridos (SO4: sulfato de cálcio anidro) e se transforma em gesso, surgindo grandes pressões de expansão.
Outrosexemplos de reatividade de rochas são a dissolução de carbonatos e a lixiviação (extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido) de rochas.

3 Durabilidade: a durabilidade de uma rocha interessa no que diz respeito ao seu emprego como material de construção civil. A durabilidade é entendida como sendo a resistência da rocha à ação dointemperismo (devemos ressaltar, também, a ação de poluidores como o monóxido de carbono e a chuva ácida), taxa de alteração em relação ao tempo; está relacionada à reatividade do material.

* PROPRIEDADES FÍSICAS
São sempre analisadas juntamente com as propriedades químicas.
1 Cor: de acordo com sua cor, as rochas podem ser:
2.1 Rochas monocromas: rochas de uma única cor, uniformementedistribuída.
2.2 Rochas Policromas: rochas formadas por mais de uma cor.

2 Peso específico: O peso específico de uma rocha depende principalmente do peso específico de seus elementos e da sua porosidade.
Rochas com metais pesados, como o bário, possuem densidade de até 4,5. Gabros possuem densidade igual a três, granitos igual a 2,65, arenitos em torno de dois. A densidade é...
tracking img