Proposta pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 144 (35847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO:

O presente Projeto Político Pedagógico tem por objetivo explicitar a realidade da Escola Municipal Carrossel, situá-la na sociedade, bem como estipular metas, ações, sonhos e projetos a serem alcançados para traçar o perfil que queremos para a escola, a fim de que as mudanças efetivamente aconteçam. Nele estiveram envolvidos todos os segmentos da escola: direção, coordenação,professores, secretária, funcionários, pais e alunos, os quais tiveram oportunidade de colaborar com sugestões e criticas para o crescimento e melhora do trabalho escolar. Fazendo desta uma proposta gerada com base nos anseios de uma escola voltada para a formação de cidadãos que buscam nela um meio de ascensão social e cultural.
O Projeto Político Pedagógico que está sendo apresentado não deveser visto como algo acabado e concluído, mas como um processo não concluído, uma etapa em direção aos desafios e finalidades estabelecidas como horizontes da escola. Nesse sentido, ele contém os princípios norteadores, tanto do ponto de vista dos valores éticos, quanto dos pressupostos teóricos e das práticas pedagógicas gerais e específicas, que apoiam a organização curricular e a condução dotrabalho em sala de aula.


















1 - IDENTIFICAÇÃO




A Escola Municipal Carrossel – Educação Infantil e Ensino Fundamental foi criada pelo Decreto Municipal nº 1524/91 de outubro de 1991, na Gestão Ramuski/Cassol, por iniciativa do chefe do departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal, professor Roque José Both,para iniciar suas atividades escolares no 1º semestre do ano letivo de 1992, foi baseado numa novela da Rede de Televisão SBT, cujo nome era Carrossel, onde a história se desenrolava numa das salas de aula da Escola Mundial e que narrava a história da professora Helena e seus alunos.
Autorizada a funcionar pela Resolução nº 4573/93 de02 de setembro de 1993, a Escola Municipal Carrossel iniciou suas atividades a fim de atender exclusivamente as necessidades do Bairro Vitória, até então conhecido como Oca.
O Bairro Vitória surgiu no ano de 1988, a partir de um incentivo da Igreja Católica, pois na cidade havia um conjunto habitacional semi-construído, o qual havia sido abandonado a mais de 06 anos pela construtora OCAdevido a uma divergência entre a empresa e o governo do estado.
O mato tomava conta das casas e tudo se perdia. Em fevereiro de 1988, Frei Ivo Lazzarotto propôs aos fiéis um gesto concreto para a Campanha da Fraternidade, cujo lema era "Ouvi o clamor deste povo". O gesto seria partir em procissão até o conjunto de casas e fazer a limpeza do local roçando, capinando e pondo fogo nomato.
A invasão das casas, propriamente dita, só se deu no dia 11 de setembro do mesmo ano. As condições no entanto eram precárias. Não havia água, luz ou qualquer outro benefício, além disso, as crianças não tinham escola, ficando o tempo todo na rua. Portanto, a fim de tirar estas crianças da rua, tomou-se a iniciativa de procurar um local para atendê-las.
Utilizando asdependências do antigo CCOS ( Centro Comunitário de Obras Sociais), a Escola Municipal Carrossel surgiu a partir da necessidade de um grupo de famílias carentes que não tinham condições básicas de desenvolvimento. Portanto, a fim de tirá-los da rua, criou-se uma escola de tempo integral que lhes desse alimentação, noções básicas de higiene, abrigo e educação formal.
De lá para cá, a evolução daescola é visível a qualquer pessoa. Continuamos a atender as crianças em tempo integral, no entanto as condições são muito melhores.
Situada á rua Mascarenhas de Moraes, 215 no Bairro São Francisco de Assis, a escola tem prédio próprio, possui 09 salas de aula, refeitório, biblioteca, dependências administrativas (sala de professores, secretaria e sala de direção e coordenação)....
tracking img