Internet via redes eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 1.INTRODUÇÃO



No mundo globalizado, é imperativo o acesso à informação, favorecendo o crescimento e desenvolvimento do cidadão; e, nesta perspectiva, a tecnologia auxilia na democratização das informações e, consequentemente, a inclusão digital.
Pode-se dizer que o processo de democratização está diretamente ligado ao de inclusão digital, pois a possibilidade de o indivíduoter acesso à informação permite o seu desenvolvimento integral como cidadão e promove a melhoria da qualidade devida, gerando uma sociedade mais democrática, decorrente da aquisição e troca de conhecimentos (RONDELLI, 2003;  SCHWARZELMULLER, 2005).
Diante desta perspectiva a tecnologia do Power Line Communication (PCL) vem se destacando como ferramenta de Inclusão Digital, em virtude dapossibilidade de difundir a internet e proporcionar acesso a um número maior de pessoas.
A tecnologia PLC caracteriza-se por uma tecnologia de radiofrequência que permite a  transmissão de dados, em alta velocidade,  por meio da  rede de distribuição de energia elétrica, promovendo a comunicação digital e analógica de sinais como internet, vídeo e voz.
Assim, este estudo se propõe adefinir e a explicar o funcionamento da tecnologia PLC, identificando as  vantagens e os benefícios das aplicações da tecnologia, bem como os desafios para sua implantação, além de examinar como a PLC pode auxiliar na democratização da informação.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O fenômeno de propagação de ondas por condutores elétricos favoreceu o desenvolvimento de uma tecnologia capaz detransmitir, de forma controlada, sinais de telecomunicações por intermédio dos mesmos condutores usados  na rede elétrica. Esta tecnologia é denominada Power Line Communicantion- PLC, também conhecida pelo nome de Broadband Power Line– BPL, que consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. (FERREIRA, 2005).Atualmente a PLC vem ganhando grande destaque, emvirtude da possibilidade de conseguir levar o acesso à internet a todas  as pessoas, pois, como utiliza uma infraestrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada.

2.1. Tecnologia Power Line Communication – PLC

A energia elétrica pode ser produzida por meio de fontes renováveis, como:água, vento, sol, e não renováveis, a exemplo os combustíveis fósseis enucleares.A eletricidade percorre longas distâncias pelas redes de fios e cabos, que são aslinhas de  transmissão, até chegar à subestação elevadora,  cuja finalidade étransformar e adequar os diferentes potenciais. Em seguida a eletricidade étransmitida para subestação abaixadora que irá reduzir o nível de tensão a 13,8 KV (distribuição primária) e posteriormente será conduzida até ostransformadores das ruas onde cai para 127/220 V (distribuição secundária), para ser levada até asresidências, empresas, indústrias, alimentando  outros  equipamentos, quando efetivamente será consumida  (FERREIRA, 2005; LIMA, 2007), conformeexemplificado na figuras 1 e 2, que demonstram como acontece a geração,transmissão e distribuição da energia elétrica.
[pic]
 
De acordo o descrito nostrabalhos de Lima, 2007, e Santos, 2008, o princípio elementar da tecnologia Power Line Communicantion – PLC é ligada à ordem da frequência do sinal modulado ser muito maior do que a do sinal elétrico, que opera na faixa de 50 a 60Hz, e ambos podem existir em harmonia no mesmo meio sem que ocorra perda de informação. Assim, não existe a necessidade de uma nova malha de fios e estruturas de conexão,pois é aplicada na rede elétrica já existente.Os dados são transmitidos  conjuntamente com a rede elétrica em corrente alternada. Sistemas que usam essa tecnologia utilizam sinais transmitidos sobre os fios de cobre (ou alumínio), na faixa de 1,6 a 30 MHz, com taxas de até 200Mbps.Desta forma, mesmo se a energia elétrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da internet não será...
tracking img