Proposta para o autodesenvolvimento de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Por gratidão a Deus, um irmão doou 25 mil reais à igreja. Três dias depois, recebeu uma ligação telefônica de um funcionário de uma concessionária de veículos perguntando se poderia depositar o cheque. Assustado, perguntou quem havia repassado o seu cheque à empresa. Foi informado sobre o nome da pessoa – que por acaso era o seu pastor – que utilizara aquela verba para comprar uma Mercedes Benz.Essa história deveria servir apenas de ilustração para mostrar o que deve ser evitado por um ministro de Deus. No entanto, este caso é real e mostra somente a ponta do iceberg de uma centena de desvios éticos pastorais que acontecem diariamente nas igrejas evangélicas brasileiras.

O problema não chegou a ganhar as manchetes dos jornais. Porém, não foi o que aconteceu com a Igreja EvangélicaApostólica Renascer em Cristo. O desnudamento das denúncias contra a Renascer recolocou na pauta do dia a discussão sobre ética pastoral. As igrejas evangélicas vivem uma crise de ética? Os pastores preservam as Escrituras ou repetem nos púlpitos a famosa ‘cultura do jeitinho’? Mas o que é mesmo ética? A definição encontrada no dicionário caracteriza-a como um conjunto de regras e preceitos deordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Para o pastor da 1ª Igreja Batista em Penópolis (SP), Fernando Fernandes, a raiz do problema começa com o desconhecimento até do significado da palavra. Ele tem percebido que as pessoas decidem de acordo com a situação vivenciada. Não levam em consideração um conceito definido como certo ou errado. Ou seja, prevaleceo interesse pessoal.

O escritor John Maxwell no livro Ética é o Melhor Negócio, da Editora Mundo Cristão, escreve que as pessoas fazem uma opção antiética por três razões. A primeira é porque agem de acordo com a conveniência. Se uma mentira favorece, a tendência é optar por esse caminho. A segunda é que nunca jogam para perder. “Poucas pessoas se sentem confortáveis com a idéia de seremdesonestas, mas ninguém gosta de sair perdendo”, afirma o autor.

Por último, as pessoas relativizam as escolhas. Optam em fazer aquilo que é certo de acordo com as circunstâncias. Maxwell continua: “Cada um segue seu próprio padrão ético. Enquanto, no passado, nossas decisões eram baseadas na ética, hoje é nossa ética que se baseia nas decisões que tomamos. Se é bom para mim, então é bom."

Ocurioso é que nem sempre o ser humano age de acordo com a integridade que exige de outras pessoas. Um estudo citado no livro Ética é o Melhor Negócio revela que, entre estudantes universitários, 84% acreditam que os Estados Unidos estão passando por uma crise no mundo dos negócios e 77% acham que os mais altos executivos das empresas devem ser responsabilizados por este problema. Contudo, 59% dosmesmos estudantes admitem já ter colado em provas. No ambiente de trabalho, 43% das pessoas admitem ter se envolvido em pelo menos uma situação antiética no ano anterior, e 75% já assistiram a algo assim sem fazer nada a respeito. O escritor Maxwel adverte que a mesma pessoa que sonega impostos ou rouba material de escritório quer ver honestidade e integridade na empresa de quem compra ações, nopolítico no qual vota e no cliente com o qual negocia.

Outra boa fonte que aborda o tema ética é o escritor Stanley Grenz no livro A Busca da Moral, da Editora Vida. Ele afirma que o mundo vive no meio de uma crise de moralidade e que há um declínio da influência da Igreja na sociedade ocidental. Utilizar o púlpito para ofender os membros, autoritarismo, falta de sigilo pastoral, uso excessivo debenefícios da igreja e enriquecimento ilícito são apenas atitudes praticadas por alguns pastores. “Foi horrível sabermos que nosso pastor pegou o dinheiro do irmão (R$ 25 mil) para comprar um carro particular. Várias pessoas deixaram a igreja”, disse Antônio (nome fictício), membro da igreja e que, apesar dos desvios éticos de seu líder, permaneceu 19 anos na denominação. “Nós sempre achávamos que...
tracking img