O pedagogo e a empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PEDAGOGO E A EMPREGABILIDADE

1. Introdução

O mercado de trabalho está mais exigente e busca profissionais mais qualificados, no intuito de suprir as necessidades que surgem com as constantes mudanças e transformações impostas pelo cenário globalizado. Assim faz-se relevante o conhecimento das deficiências que o mercado aponta e o desenvolvimento das habilidades e competências quedeterminam o nível de empregabilidade do profissional. Assim é que o presente trabalho consiste na apresentação da descrição das características de trabalho, formação e experiência exigidas, áreas de atividade, competências pessoais e recursos de trabalho relacionados à Pedagogia, nos desdobramentos das oportunidades e ameaças enfrentadas pelo profissional dessa área no cenário atual, na importância domarketing pessoal, da comunicação e do convívio social para alcançar desenvolvimento profissional, e, ainda, apresentar, frente a questão do apagão de profissionais, exigências do mercado para contratação e proposta de autodesenvolvimento do profissional da pedagogia de modo a torná-lo um diferencial no mercado de trabalho com alta empregabilidade.

2. O pedagogo e a empregabilidade

2.1.Oportunidades e ameaças presentes no cenário global

Os avanços tecnológicos não devem ser vistos como ameaças ao profissional da área de pedagogia, mas como oportunidades de desenvolvimento da profissão a partir das transformações apresentadas.
Ameaças podem existir para o profissional que não se atualiza, inflexível, fechado a mudanças, que se mostre resistente as mudanças e que tenha medo deromper como os paradigmas tradicionais e convencionais impostos no cenário global em que, hoje, encontra inserida a Educação.
O profissional deve aproveitar as tecnologias que são oferecidas para aprimorar o seu conhecimento, desenvolver as habilidades e as competências exigidas para a profissão escolhida e entender que o avanço tecnológico como fomentador de oportunidades no mercado detrabalho.
Assim é que o homem na sua visão de mundo deve reconhecer a necessidade de caminhar paralelamente com esses avanços tecnológicos com vistas a usá-los em benefício do seu desenvolvimento pessoal e profissional e assim não ser visto como protagonista no cenário do apagão de talentos.

2.2. O profissional de pedagogia e sua relação com os outros.

O mercado de trabalho em face daglobalização e das tecnologias está em constante transformação e ficando a cada dia mais exigente. É importante que os profissionais desenvolvam competências e habilidades que os façam preparados para acompanhar as mudanças trazidas por essa transformação. Com efeito, hoje, os profissionais, inclusive os pedagogos, tem a sua disposição o recurso denominado marketing pessoal. O marketing pessoal propicia aoprofissional melhorar sua imagem, desenvolvendo habilidade de percepção, convívio social e profissional, liderança e carisma. No desenvolvimento e composição dessa marca são importantes algumas competências: flexibilidade, criatividade, inovação, envolvimento e comprometimento. Trabalhar o marketing pessoal é adquirir um diferencial considerável em relação à concorrência, não só para quem desejauma colocação no mercado de trabalho, mas também para quem deseja manter seu emprego. Assim, o profissional da educação deve está atendo ao comportamento motivado, ético e pró-ativo exigido para aumentar o nível de empregabilidade. Por fim, impende frisar que a questão de desenvolvimento do marketing pessoal está ligada a relação interpessoal e à comunicação.
Comunicação “é a capacidade detransmitir uma informação com a certeza de que o outro lado (interlocutor) entenda a mensagem (conteúdo, conceito) que estamos transmitindo e nos dê uma resposta” (feedback). Por isso que a comunicação eficaz constitui-se em elemento de grande relevância no processo de formação profissional. Na área de formação a comunicação possibilita o alcance dos objetivos traçados porque promove as relações...
tracking img