Proposta metodologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo II: Proposta metodológica para o tratamento do conceito da derivada duma função num ponto utilizando a via indutiva e o uso de diferentes softwares

Introdução
Neste capítulo o autor dá solução ao problema da investigação: Como contribuir ao melhoramento do ensino e aprendizagem do conceito da derivada duma função num ponto? Para a resolução deste problema o autor, propõe uma propostametodológica que considera a combinação da via indutiva como procedimento metodológico para a introdução de conceitos e o uso de softwares que pelas suas possibilidades dinâmicas permitem melhorar o processo de ensino aprendizagem do conceito da derivada duma função num ponto.
Na actualidade no contexto da investigação não se faz uso de softwares e do computador no processo de ensino da Matemática,limitando-se o processo ao uso do quadro e o giz.
Por outra parte, os alunos são elementos passivos no processo de ensino aprendizagem da unidade que tem a ver com o conceito da derivada, e a proposta dá a possibilidade que os alunos utilizam softwares muito simples e façam experimento com a orientação do seu professor. Lembra-se que no trabalho se consideram os seguintes softwares: Winplot,versão Window 95/98/ME do autor Richard Parris, e Derivada d’una funció en un punt, versão 1.1.15, 08/01/2000 do autor Jordi Lagares Roset.
As deficiências constatadas em relação ao problema da investigação são indicadoras da necessidade de melhorar o processo de ensino e aprendizagem do conceito da derivada duma função num ponto.

2.1. Exigências pedagógicas e modelo em que se apoia a proposta
Nestaepígrafe tomam-se algumas ideias da tese de mestrado de Sungo (2008). Além disso, assume-se os princípios, leis e categorias da Didáctica Geral e em particular; da Didáctica da Matemática. Desde o ponto de vista psicopedagógico, tem como seu fundamento metodológico o materialismo dialéctico e histórico, que permite a análise e a interpretação dos processos de ensino aprendizagem da Matemática.Assume-se também, a teoria do enfoque histórico-cultural de Vigotsky como referente psicopedagógico e entre outros, as exigências que se tratam a seguir, constituindo a principal premissa psicopedagógico para estruturar cientificamente o processo de ensino aprendizagem da unidade “Derivada de funções reais duma variável real”. As exigências pedagógicas que o autor toma em consideração para otrabalho, são propostas por Silvestre e Zilberstein, (2000).

Exigências pedagógicas
1. Realização dum diagnóstico da preparação do aluno para as exigências do processo de ensino e aprendizagem, partindo dos conhecimentos e experiências precedentes.
O diagnóstico é um elemento importante para dirigir e planificar todo o processo do ensino aprendizagem. Pois, a consideração do autor deste trabalho, tem aver com as medições que o professor faz de diferentes indicadores que são: nível alcançado em relação ao conteúdo precedente, operações do pensamento (análise, síntese, comparação, abstracção e generalização); habilidades intelectuais (solução de problemas, valoração, argumentação, entre outras); habilidades de planificação, controlo e valoração da actividade de aprendizagem; o desenvolvimento denormas de conduta, qualidades e valores, assim como comunicar-se e relacionar-se com os outros. Quer dizer, que o professor deve ter em conta na realização do diagnóstico a parte cognitiva e a parte afectiva.
O diagnóstico é parte de todo o processo e implica partindo dos objectivos propostos, a determinação do desenvolvimento alcançado pelo aluno e seu desenvolvimento potencial, o que permitetraçar as estratégias docentes educativas adequadas e atender as diferenças individuais. O diagnóstico deve permitir ao professor determinar os conhecimentos atingidos pelos seus alunos, que conhecimentos faltam e quais procedimentos apresentam dificuldades.
Na introdução do conceito da derivada este aspecto joga um papel fundamental, pois para introduzir o conceito da derivada faz falta os...
tracking img