Proposta de protótipo candidato a fármaco inibidor da enzima conversora de angiotensina - restrição conformacional

2662 palavras 11 páginas
FACULDADE MONTES BELOS
FARMÁCIA - 6º PERÍODO

THIAGO TERRA NOVA JOSÉ VIANA SABINO
EDVÂNIA MARA VALERIANO GONÇALVES
KAMILA SARA MARQUES RIBEIRO
MELISSA DE OLIVEIRA FONSECA

PROPOSTA DE PROTÓTIPO CANDIDATO A FÁRMACO INIBIDOR DA ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA

SÃO LUIS DE MONTES BELOS - GO
NOVEMBRO - 2011
REVISÃO DE LITERATURA

O corpo humano é um organismo complexo com inter-relação de sistemas, onde a harmonia destes é essencial para o pleno funcionamento de cada tecido. O sistema cardiovascular, composto pelo coração e vasos sanguíneos, apresenta uma função primordial de transportar metabólitos e catabólitos oriundos da atividade celular de cada sistema, proporcionando assim plena atividade fisiológica (GOLDMAN et al., 2001).
A Pressão Arterial (PA) é determinada fisiologicamente de acordo com diversos fatores intrínsecos e extrínsecos. Fatores fisiológicos intrínsecos como etnia, idade, sexo e genética familiar podem influenciar diretamente nos valores da PA de um indivíduo (GOLDMAN et al., 2001; JESUS et al., 2008). Segundo Jesus et al., (2008), os problemas multifatoriais que podem elevar os níveis da PA de um indivíduo, são: obesidade, diabetes, tabagismo, etilismo, sedentarismo, estresse, uso excessivo de sódio na dieta, as dislipidemias e o uso de anticoncepcionais orais.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Todos os pacientes com pressão arterial sistólica superior a 180 mmHg ou pressão arterial diastólica maior que 110 mmHg devem ser obrigatoriamente submetidos a tratamento farmacológico, independentemente de outros fatores presentes ou não (PAULA et al., 2005).
A HAS é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças

Relacionados

  • Resumão Farmacologia
    83232 palavras | 333 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas