Proposta de melhorias de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Propostas de melhorias de uma empresa que há décadas segue apenas um regime de administração, sem tecnologias e sem divisão de trabalho.
Toda empresa precisa de normas e procedimentos e a empresa do Sr. Eustáquio esta em falta cada empresa e seus respectivos colaboradores possuem características diferentes, não havendo uma receita padrão, mesmo que os conceitos sejam os mesmos. Para isso,quando a empresa atinge um determinado grau de maturidade, se ainda não tiver, nada melhor do que implantar algumas normas e procedimentos para que todos precisem cumprir responsabilidades iguais, além das estabelecidas por cada função/departamento, caso contrário o gestor da empresa ficará de mãos atadas para cobrar, motivar e/ou punir seus colaboradores quando necessário. A implantação de normas eprocedimentos deve ser voltada para o benefício de se trabalhar em prol da qualidade, revendo os procedimentos do sistema de gestão atual, avaliando e adequando a visão, missão, negócio e valores da empresa, bem como revisando os objetivos mensuráveis, as estratégias e as ações.

    A implantação de regras não agradará a todos, como tudo na vida, principalmente os colaboradores mais “largados”,mas quando existe uma metodologia/procedimento e esta é compreendida por todos, os conceitos são levados mais a sérios, há vontade para crescer profissionalmente, o comprometimento, a participação e a criatividade se tornam mais fáceis, bastando apenas que os participantes sejam orientados no rumo e na execução das atividades, pois assim, acontecerá até de um cobrar o outro para que a engrenagemfuncione perfeitamente. As dúvidas do que implantar e como implantar são muitas, mas são essas dúvidas que colocam a gestão da empresa na direção correta. É visível a motivação, o comprometimento, o crescimento profissional e os bons resultados atingidos quando a empresa trabalha com procedimentos iguais para todos obedecendo uma hierarquia estabelecida pela direção.

    Com isso, a empresapode elaborar indicadores e estipular metas de qualquer natureza e até recompensar quem as conquistar. Desde o cumprimento do horário de trabalho de cada um através de ponto eletrônico, até o aumento das vendas por exemplo.
Com tudo implantado e funcionando, todos sabem o que pode e o que não pode ser feito, à quem recorrer em casos de problemas e assim, tem ainda a possibilidade de ser avaliadoindividualmente por tudo o que fez ao longo de um determinado período, podendo ser melhor recompensado nas gratificações ou promoções, já que uma avaliação individual é mais justa e correta do que a global, pois assim como acontece em trabalhos em grupo, principalmente em escolas e faculdades, tem sempre um que não faz nada, mas é beneficiado pela nota do grupo.

    As mudanças só acontecem decima para baixo e nunca de baixo para cima, portanto, a direção precisa dar o exemplo sempre, levantando mais da sua cadeira e circulando pela empresa para ouvir um pouco as sugestões dos colaboradores para efetuar o filtro do que ajudará ou não a empresa.
    Não basta dizer que a porta da sala está sempre aberta para quando os colaboradores precisarem ou quando querem sugerir algo. Ninguémvai lá pedir ajuda! É mais fácil a direção participar e identificar as necessidades, seja em reuniões específicas para este fim, seja em conversas informais, fornecendo o apoio sem ser solicitado. Dessa forma, os colaboradores se sentem até mais prestigiados. A empresa do Sr. Eustaquio teria que agregar há algumas áreas, a empresa teria que passar por uma reestruturação e reorganização, seriam asáreas:

•Area de Recursos Humanos: tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
•Area finanças e...
tracking img