Proposta de melhoria no processo de expedição para uma empresa de recapagem de pneus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Proposta de Melhoria no Processo de Expedição para uma Empresa de Recapagem de Pneus


Igor Luís Ledur Schmitz
Fabiano Bartzen
Tiago Hernique Kasper
Tiago Vargas



Resumo

Neste artigo estamos interessados em avaliar qual seriam as soluções para que o processo de expedição não gere passivos para a empresa. Revemos algumas abordagens conhecidas da literatura, tais como osprocedimentos de logística, a aplicação de técnicas de programação dinâmica e, elaboração de indicadores onde se possam visualizar os caminhos a serem seguidos para diminuição dos atrasos e um maior controle das demandas e do cronograma de entrega. Os problemas do carregamento e expedição nesta empresa de recapagem de Pneus acabam prejudicando o departamento de vendas, de Produção e de Expedição. De maneira aotimizar a relação com os clientes, busca-se minimizar atrasos na entrega do produto. A entrega no prazo, sem atrasos e com o produto transportado sem nenhuma avaria aparente, são as exigências dos clientes.

Palavras-chave: expedição, atraso no carregamento, prazo de entrega.
Introdução
O processo de Expedição segundo Bertaglia (2003) possui alguns pontos fundamentais se inicia no ato dequalificar e homologar transportadoras, a fim de adaptar o processo para que não gere transtornos e negociar o nível de serviço desejado das transportadoras. Pesquisar periodicamente os valores de fretes nas praças desejadas evitando que haja custos de frete desnecessários. Coordenar de forma eficaz a chamada de transportadoras medindo e controlando o desempenho das mesmas frente aos padrõesestabelecidos.
Para Russo (2009), existem outros fatores fundamentais como uma boa marcação de um produto, caixa ou palete, por algum meio que permita identificá-lo, atualmente, a forma mais adequada é a utilização do código de barras. Exercer uma atividade de programação de entrega, em geral, realizada através de um software especifico. Efetuar o carregamento do produto final de maneira organizada eefetuar a entrega de acordo com um cronograma, para uma melhor satisfação dos clientes.
De acordo com Razziolini et al. (2009), a incerteza na demanda, variabilidade nas trocas de lotes e desempenho baixo nas cadeias produtivas e logísticas são fatores que dificultam a redução de custo e colocam em risco o cumprimento de datas-devidas. Sob certas circunstâncias, os objetivos logísticos de clientese de fabricantes podem ser contraditórios, sendo necessária uma solução de compromisso: uma configuração tal que reduza os tempos de atravessamento sem prejudicar demasiadamente a ocupação do sistema produtivo. Nos casos em que há preparação de máquinas, ao se aumentar o lote de produção, reduzindo a perda por preparação, aumenta-se o inventário em processo, criando uma fila de espera para asordens, o que retarda o atendimento aos novos pedidos. Ao diminuir o lote, por variabilidade nas entradas, é possível que baixe a ocupação da fábrica.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Planejamento da Produção

Segundo Bertaglia (2003) o planejamento da produção deve ser feito de acordo com as necessidades da demanda. Para que ocorra esse planejamento deve ser levado em conta alguns aspectos como:tempo de produção, estoque, flexibilidade. Para a o planejamento da produção também poderão ser adotadas algumas práticas que consistem na integração entre os setores, disponibilidade de materiais no estoque, estabelecimento de regras para pedidos com maior urgência para que não prejudiquem o fluxo de produção.
Já para Albuquerque e da Silva (2002) o sistema produtivo deve ter algumas prioridadespara se manter competitiva com o mercado. Uma das prioridades deve ser o custo mais baixo possível, qualidade na qual estão enquadrados diversos aspectos como desempenho, confiabilidade, durabilidade, estética entre outros. Para que essas prioridades sejam seguidas a empresa deve ter em sua estrutura boas capacidades industriais no que se refere mão-de-obra e capacidade no controle de produção....
tracking img