Proposta de consultoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA VIRTUAL DE BRASÍLIA.

ADMINISTRAÇÃO

PROPOSTA DE CONSULTORIA

PROFESSORA: MARIANE CHINELATO
LORENA KARLA CORREA – UC 09404361

Introdução

O documento a seguir, traz uma análise da empresa Quitandas da Vovó, uma loja voltada para a fabricação de pães, bolos, biscoitos, tortas, salgados, doces, etc. A loja conta com uma estrutura física bastante grande , onde todosos produtos são fabricados, e comercializados. A loja citada está há mais de 20 anos no mercado e conta com uma filial em outro estado, mas a situação problema vem sendo constatada na sede, localizada a Av dos Engenhos, 142 , centro, Luziânia – Go.
Devido ao grande número de funcionários, hoje eles contam com 50 colaboradores, o maior problema enfrentado dentro da empresa é a insatisfação doscolaboradores, que reclamam constantemente em relação ao salário, as condições de trabalho, e conflitos internos, por parte dos próprios colaboradores e colegas.
Esta proposta tem por base, estudo do caso citado acima e a correção do problema , com soluções práticas e eficientes, onde todos saíram satisfeitos e recompensados.
Block (2011) acredita que os resultados tendem a ser melhores quandotodos os envolvidos participam ou se sentem parte das decisões.
Quando se pensa em mudança de clima organizacional é preciso a consciência, por parte das partes envolvidas de que todos precisam estar focados e colaborarem para a execução das melhorias e planos de ação.
É importante deixar claro aos envolvidos no processo que as pessoas precisam e devem ser valorizadas , pois delas dependem osucesso final de todo processo.
Quando todos estão engajados e comprometidos com a instituição em que atuam, o resultado final consequentemente será a potencialização de resultados positivos.

Entrevista
A entrevista foi realizada na empresa com o gestor, responsável pela manutenção e contratação dos colaboradores, uma espécie de RH. O entrevistado trabalha na empresa há 12 anos e tem conhecimentode todos os fatores e problemas que podem desencadear os conflitos que hoje existem dentro da instituição.

Nome: José Oliveira de Mattos Andrade
Idade: 52 anos
Profissão: Administrador
Função : Gerente Geral (Responsável pela área de RH).

1) Quais os principais problemas que você enfrenta com seus colaboradores?
R: Hoje, ao meu ver o principal problema enfrentado dentro da empresasão os conflitos internos, brigas, discussões banais , criados pela competição , na própria equipe de funcionários.

2) A empresa acha-se responsável por esses conflitos?
R: Sim , totalmente. Estão dentro do nossa empresa, sim, somos todos responsáveis.

3) E quanto a questão de salários, eles tem queixas? Essas queixas tem fundamentos?
R: Acredito que os conflitos sejam em grande partepor essa questão, pois usamos uma didática de salários por tempo e experiência.

4) Do que se trata essa Didática? Explique-se melhor.
De grosso modo, é o seguinte: os colaboradores mais antigos e com maior experiência , tem maior gratificação e maiores salários, eu diria que mais regalias.
5) Os salários pagos aos colaboradores são justos?
Sim, eles tem o salário do piso da categoria,mais vale- transportes, plano de saúde e alimentação.
6) Você, como colaborador da empresa, estaria aberto a propostas para que os problemas fossem sanados, faria parte dessas mudanças?
Sim, claro . Estou disposto a ouvir críticas , se houverem e dispostos também a ajudar e empenhar-me para a satisfação de todos.

Pela entrevista feita com o gestor, o Sr José Oliveira, pude perceber que ainstituição carrega paradigmas que precisam ser quebrados, pré-conceitos que já não existem mais . Pude observar ainda que o Sr José é muito querido e respeitado pelos funcionários, o que torna a ação ainda mais fácil.
O Sr José mostrou-se uma pessoa muito humana e de fácil trato, o que talvez, confunda um pouco e inverta os valores dentro da instituição, eles o encarem somente como um amigo e...
tracking img