Conceito sobre ativo e passivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS SOBRE ATIVO E PASSIVO
O conceito de Ativo é considerado uma das mais importantes da Teoria da Contabilidade, e é classificado de diferentes formas por diversos autores, como por exemplo, o conjunto de bens e diretos de uma entidade ou aplicações de recursos de uma empresa, e o mesmo também pode ser usado para o entendimento de termos como despesas, receitas, passivo, perdas e ganhos,os ativos também podem ser definidos como benefícios futuros e que são controlados pela entidade. Sendo que, benefícios futuros são considerados uma característica essencial do ativo, pois tem como principal função prestar serviços futuros a entidade.
Para Contabilidade o ativo representa direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa, ou seja, são considerados e contabilizados nacontabilidade os bens e direitos de uma entidade expressos em moeda e á disposição da administração da organização. Para a economia de uma forma geral o ativo representa um fluxo de caixa com saída e entrada, ou seja, são os bens de natureza física ou não, que são controlados pela empresa.
A mensuração do ativo e uma forma de traduzir o seu potencial de beneficio em unidades monetárias, porem essepotencial de beneficio futuro, não exclui da definição de ativos. Com base em uma recente pesquisa, as definições do ativo não completavam o termo do mesmo, portanto o conhecimento adquirido pelos profissionais contábeis não eram suficiente, ou seja, obtiveram um conhecimento superficial, pois não compreendia de fato o significado do termo “ativo”. Muitos definem de diversas maneiras o conceito de ativo,o mais abrangente é o recurso econômico possuídos, porem alguns autores ignoram que o ativo pode ser gerado de forma interna.
De acordo com uma pesquisa realizada por alunos de instituições da USP e da PUCSP, que aprofundaram a pesquisa na Teoria da Contabilidade, concluíram um termo para o ativo,
que atualmente é considerado o mais correto “são recursos controlados por uma entidade capaz degerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa”.
O ativo pode ser dividido em Ativos Intangíveis e Ativos Intelectual, os intangíveis são aqueles bens que não podem ser constituídos, não possuem corpo físico e financeiro, porém a contabilidade ainda não registra o ativo intangível, fato que de certa forma gera prejuízos a organização, esses itens são de difícil mensuração para a ContabilidadeFinanceira. Esses gastos estão relacionados com a marca, patentes e franquias.
O Ativo Intelectual está relacionado à informação e conhecimento adquirido dentro das organizações pelos colaboradores que contribuem para o desenvolvimento da mesma. E atualmente esse conhecimento desenvolvido tem tido uma grande importância para a organização como um todo, para a mensuração, são divididos em duasmaneiras, valores de entrada e valores de saída.
Quando definimos o valor justo do ativo deve-se considerar apenas o valor de compra ou o valor de venda, demais fatores como liquidação não são considerados. Outro conceito muito utilizado na atualidade e o de marcação de mercado é usado para fazer a avaliação de títulos para que os investidores possam saber o valor de sua carteira.
Nota-se a importânciada compreensão correta do termo ativo e dos derivados de sua natureza, pois possibilitara aos profissionais melhor preparo para enfrentar as dificuldades contábeis do mercado em geral, as definições de ativo estão relacionadas principalmente com a capacidade que a empresa possui de gerar benefícios futuros para si. O passivo não se restringe as obrigações legais, mas também é possível preverimpactos futuros a empresa, a definição mais abrangente é aquela sugerida pelo FASB mediante o § 35 do SFAS 6 que diz ser os passivos “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em conseqüência de transações e eventos passados”.
Os passivos exigíveis são...
tracking img