Propaganda e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mercado cervejeiro no Brasil:

O mercado de cervejas no Brasil está passando por um momento de transição. Se as grandes cervejarias estão aumentando suas vendas e lucros, as micro-cervejarias eimportadoras também ganham sua importância no cenário da cerveja no Brasil. Antes fixado no consumo das “tradicionais” Pilsen das marcas mais famosas, o mercado vem se expandindo, e novos nichos esegmentos ganham força, mesmo com alguns entraves como o recente aumento de impostos anunciados pelo governo para o setor de bebidas.


As cervejas da Cervejaria Bamberg, um das principais produtorasde cervejas artesanais do Brasil

Terceiro maior produtor mundial de cerveja – são 13 bilhões de litros/ano, 4º maior consumidor em volume (atrás de EUA, China e Alemanha) e com consumo per capitade 57 litros anuais – o Brasil oferece espaço para os pequenos produtores, mesmo em um mercado dominado pelas grandes cervejarias, como a mundialmente famosa Inbev. Dentre as aproximadas 200cervejarias de pequeno porte, o nicho das cervejas artesanais oferece ainda mais potencial.

A cervejaria Wäls foi eleita a melhor cervejaria brasileira no South Beer Cup 2012

As cervejas da marca paulistaBaden Baden, de grande nome no cenário nacional das cervejarias artesanais

Em expansão considerável desde 2005, hoje as craft beers representam aproximadamente 0,5% do mercado nacional decervejas, número considerado baixo quando comparado a mercados mais maduros, como EUA e Chile, onde a participação destas chega a 9%.  Alta carga tributária e alto custo dos equipamentos são alguns dosenclaves que dificultam o sucesso e a entrada de novos players. Para se ter uma ideia, o investimento inicial pode chegar a R$2 milhões.

Mapa da cerveja artesanal nacional: onde é produzida e como anda osetor

Mesmo assim, as expectativas são muito boas. De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas, nos próximos 10 anos a participação das micro-cervejarias deve dobra no mercado nacional....
tracking img