Propaganda verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão e definição do termo Propaganda Verde ou Greenwashing.
* Postado por Danilo Valentim em 29 fevereiro 2012 às 9:24
* Exibir blog
 
Palavra do inglês que podemos traduzir como Maquiagem Verde ou Propaganda manuseada.
O Greenwashing é uma atividade de marketing utilizada por uma organização com o escopo de comunicar ao mercado uma imagem verde de comprometimento com o meioambiente nesse caso pode ser a imagem da própria organização, produto ou serviço, todavia, a organização tem uma performance adversa aos interesses ambientais.
O fator da responsabilidade socioambiental gera valor a marca e muitas organizações fazem uso dessa ferramenta para vender mais ou transmitir uma imagem positiva para o mercado. É comum ir ao supermercado e já notamos que muitos produtos jápossuem algum selo verde, vamos tomar café na Starbucks e recebemos um livreto com as ações verdes que a Starbucks está comprometida, o MC Donald´s já distribui guardanapo com papel reciclado o Pão de Açúcar fomenta a Sustentabilidade através das ações desde a redução de resíduos até a reciclagem no PDV, mas como saber se essas empresas realmente contribuem para o meio ambiente e qualidade de vidapara outras gerações? A partir de 1 de agosto de 2011 as novas normas para publicidade que contém apelos de sustentabilidade entraram em vigor nesse caso as organizações precisarão comprovar a veracidade das informações ambientais, pertinentes que envolvem todo o ciclo de vida do produto.
De acordo com informações institucionais do Conar “É papel da Publicidade não apenas respeitar e distinguir, mastambém contribuir para a formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários. O Conar encoraja toda Publicidade que, ao exercer seu papel institucional ou de negócios, também pode orientar, desenvolver e estimular a sociedade objetivando um futuro sustentável”.
Sobre essa ótica é papel da Publicidade promover um futuro sustentável, nesse caso todos profissionais deComunicação e Marketing estão inseridos nesse cenário e podem contribuir com o futuro de um planeta sustentável.
Minha definição: “Greenwash não divulga apenas informações falsas, mas a ação de maquiar a seriedade da organização perante sua contribuição com o meio ambiente, as organizações além de divulgar que são verdes, precisam de fato ser verdes da pré-produção ao pós-consumo. Todas as organizaçõesquerem ser verdes, pois vivemos uma economia verde e o fator da sustentabilidade ganha cada vez mais valor para grupos sociais, empresas e governo.
 
Danilo Valentim
Mestrando em Comunicação, Publicitário e Professor Universitário.
http://www.appbrasil.net/profiles/blogs/reflex-o-e-defini-o-do-termo-propaganda-verde-ou-greenwashing

Os sete pecados da propaganda “verde” enganosa
Lydia Cintra 8de agosto de 2011
Na semana passada começaram a valer as novas regras do Conar para apelos relacionados à sustentabilidade nas propagandas. A ideia é evitar o greenwashing (ou “maquiagem verde”) e alertar o consumidor para possíveis enganos na hora de escolher o que comprar.
Hoje o Ideias Verdes retoma o assunto e mostra algumas formas para reconhecer o que éverdade e o que é mentira nos produtos“verdes”.
Como não se deixar enganar
A verdade é que a fabricação de qualquer produto deixa rastros no meio ambiente. O importante é saber como o fabricante utiliza os recursos naturais (buscar formas menos agressivas é um diferencial) e como são as condições de trabalho de quem participa do processo de fabricação dos produtos – do começo ao fim (por exemplo: quando um produto tem, em algumaparte da sua cadeia de produção, condições de trabalho análogas à escrava, é contraditório que se autointitule “sustentável”).
Portanto, não se deixar levar por promessas milagrosas de “zero” impacto é o primeiro passo. Outra coisa é exigir que o produto que você está escolhendo na prateleira do supermercado seja claro. De nada adianta um selo na embalagem, se não há meios de entender o que ele...
tracking img