Pronunciamneto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade (Contabilidade[->0]) ou patrimônio[->1] (Economia[->2]), em geral sob a forma de dinheiro[->3] ou de créditos representativos de direitos. Nasempresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens[->4] ou serviços (chamado no Brasil[->5] de faturamento[->6]). Classificam-se em operacionais e não-operacionais.Receitas operacionais são as provenientes do objeto de exploração da empresa, e classificam-se em:
· Receita da Atividade Técnica ou Principal, que diz respeito à atividade principal da empresa[->7] comovenda de produtos, mercadorias ou serviços.
· Receita Acessória ou Complementar, que normalmente decorre da receita da atividade principal, e representa rendimentos complementares. No Brasildenomina-se contabilmente esse grupo de receitas de "outras receitas operacionais", que devem ser compostos basicamente de receitas financeiras (juros, alugueis, rendimentos).
Receita não-operacionais sãoingressos provenientes de transações (atípicas ou extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.
· Na administração pública[->8] brasileira, as receitas se dividem emreceitas correntes e de capital, receitas orçamentárias e extraorçamentárias. Como receitas orçamentárias, aquelas que são incluidas na lei (anual) orçamentária[->9] do exercício. Todavia, as receitasorçamentárias são consideradas realizadas quando arrecadadas (regime de caixa[->10]), se diferenciando nesse ponto das receitas realizadas das empresas[->11] privadas.
· Nestas, receitas do exercício(ver princípios contábeis[->12]) são aquelas ganhas (geradas, realizadas) nesse período, não importando se tenham sido recebidas ou não.
· Receitas a receber são aquelas ganhas (o fato geradorocorreu) dentro do período contábil, mas ainda não recebidas.
· Receitas diferidas representam recebimentos adiantados que vão gerar um passivo[->13] para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega...
tracking img