Texto publicado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequenos negócios garantem saldo positivo de empregos
Produtores de calçados e têxtil respondem por grande parte das vagas criadas em janeiro

Larissa Meira
Brasília - Os pequenos negóciosgarantiram, mais uma vez, o saldo positivo de empregos formais no início deste ano. Em janeiro, os empreendimentos de micro e pequeno porte responderam pela criação de mais de 40 mil postos de trabalho,segundo estudo do Sebrae elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Contabilizado o fechamento de 11,1 mil postos detrabalho pelas médias e grandes empresas, o país terminou o mês de janeiro com um saldo positivo de 28,9 mil novas contratações.

As micro e pequenas empresas dos setores da Indústria e de Serviçosforam as que apresentaram os melhores resultados. O setor industrial foi responsável por 26,7 mil novas vagas com carteira assinada. As indústrias de calçados e a metalúrgica foram as que apresentaramos maiores resultados, com o acréscimo de 4,3 mil postos de trabalho, cada uma, seguidas pela indústria têxtil, que ampliou o seu efetivo em mais de quatro mil empregos. Esses resultados do setorindustrial só não foram maiores que o total de novos empregos gerados pelo setor de Serviços, onde foram contratados mais de 28 mil novos funcionários no período.

"A força do mercado interno, aquecidopelo elevado consumo da Classe C, favorece o desempenho das micro e pequenas empresas", analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O Comércio foi o único setor entre as micro e pequenas empresas aregistrar redução no quadro de funcionários. Em janeiro, os empreendimentos do setor chegaram a demitir mais de 45 mil empregados. Essa retração, no entanto, já era esperada, pois em janeiro asempresas dispensam parte dos funcionários temporários contratados para reforçar as vendas de fim de ano.

O levantamento do Sebrae com base nos dados do Caged mostra que as micro e pequenas empresas...
tracking img