Prontuario eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOFWARE APLICADO EM PRONTUÁRIO MÉDICO: O CONTROLE E PRATICIDADE DE FORMA EFICIENTE EM UNIDADES DE SAÚDE (US) NO MUNICÍPIO DE ARIQUEMES – RONDÔNIA.*

Apolo Castanharo**

Resumo:

O prontuário médico é acervo documental do paciente, que, conforme preceitua, o art. 69 do Código de Ética Médica, a documentação dos atos médicos é parte relevante da prática médica. O prontuário médico pertence aopaciente, sob a guarda e responsabilidade dos médicos e das instituições de saúde. Portanto, é um valioso instrumento de assistência médica, ensino, pesquisa científica, controle de qualidade, controle de custos, e, também é dependente da veracidade e detalhamento das informações contidas no prontuário médico. A cada dia surgem novos equipamentos para diagnóstico, tratamento, entre outros, quealteram a rotina das unidades de saúde e faz com que os mesmos busquem se atualizar. O que antes era indispensável torna-se obsoleto em pouco tempo, demandando novas soluções. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Prontuário Eletrônico do Paciente e a eficácia que o mesmo proporcionará à sociedade. Não há obstáculo à utilização da informática para elaboração destes prontuários, desdeque seja garantido o respeito ao sigilo profissional. É atualmente, um dos principais temas de pesquisa e desenvolvimento no âmbito da Informática Médica. Nesse panorama de intensa produção de sistema e com o advento da internet, surgiu a idéia desta pesquisa sem fugir do panorama ético e jurídico adaptando a legislação existente à nova realidade, e desta forma evitará o engessamento da tecnologiapor excesso de regulamentações, e ainda uma inovação para os serviços médicos/hospitalares na cidade de Ariquemes.

Palavras Chave: Prontuário Médico, Segurança da Informação, Linguagem de Programação, Banco de Dados.

1 INTRODUÇÃO

A educação médica atualmente desenvolvida no Brasil foca primordialmente os aspectos técnicos que dizem respeito somente à prática médica. A inobservânciada legislação, bem como do código de ética médica só são lembrados quanto há possíveis demandas judiciais, que já são muito comuns nos tribunais, e têm preocupado a classe médica. Dentre os inúmeros fatores envolvidos na análise médico-legal do exercício profissional, na suspeita do chamado "erro médico", destaca-se o prontuário médico, acervo documental de extrema importância que traduz orelacionamento entre o paciente e a equipe de saúde.
O Conselho Federal de Medicina, após receber várias consultas relativas à substituição do prontuário em papel para sistemas eletrônicos, elaborou-se uma série de resoluções com a finalidade de impor regras e garantir aos médicos não somente uma mudança de postura em relação ao prontuário médico, mas sim garantir a este um processo eficaz e legal.A rotina dos médicos entre hospitais, clínicas e estabelecimentos de saúde, faz com que o profissional não perceba a relevância médico legal de que se reveste o correto preenchimento do prontuário médico. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma solução enfatizando a importância do cumprimento das normas e do correto preenchimento do prontuário médico ressaltando suas implicaçõesmédico-legais às que se envolvem judicialmente, uma vez que existe a necessidade de sistematizar as informações para emissão de prontuários e históricos clínicos de forma precisa e transparente de todas as atividades administrativas e operacionais realizadas pelos Médicos e Unidades de Saúde na cidade de Ariquemes – Rondônia, a fim de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados, proporcionandodesta forma segurança e praticidade independente do local de atendimento ao paciente por meio da internet. Tais práticas não só representam a qualidade do trabalho profissional, mas permite aos médicos dispor de um importante instrumento de defesa nas ações judiciais.




2 INTERNET

A Internet é um conglomerado (conjunto de empresas que abrem mão de sua independência legal para criar...
tracking img