Dificuldades encontradas por alunos do ensino fundamental na realização das provas do telecurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades encontradas POR alunos do ensino fundamental na realização das provas de Língua Portuguesa do Telecurso

Maria Deusdima Silva [1]
Maria de Lourdes Guimarães Carvalho[2]

Resumo
Apresentação dos resultados da investigação das principais dificuldades encontradas por alunos do ensino fundamental na realização das provas de língua portuguesa do Telecurso. Aborda ainda questõessobre a aprovação dos alunos no exame de massa e demonstra se a forma peculiar de ensino no Telecurso, com suas características próprias, possibilita aos alunos a aquisição de novos conhecimentos partindo das experiências que eles possuem e consequentemente, aprovação nos estudos.
Palavras-Chave: Telecurso. Educação de jovens e adultos. Formação cidadã.

Introdução


A investigação dasdificuldades encontradas por alunos do ensino fundamental na realização das provas de língua portuguesa do Telecurso situa-se na área de ensino aprendizagem e foi realizada com o intuito de responder se os alunos encontram dificuldades na realização das provas de língua portuguesa e, em caso positivo, quais são essas dificuldades.
Entende-se que, respondendo a essa questão, é possívelinferir se de fato esse programa educacional vem cumprindo o que determinam os princípios que o parametrizam.
Vale salientar que o Telecurso é um programa educacional voltado para o público jovem e adulto, destinado, portanto, àqueles que por algum motivo não concluíram o ensino fundamental e têm mais de 15 anos e àqueles que não concluíram o ensino médio até os 18 anos de idade. Seuobjetivo é possibilitar aos alunos a aquisição de conhecimentos, partindo das experiências já adquiridas, rumo á construção de novos conhecimentos, e sua metodologia deve ser direcionada para o desenvolvimento de competências voltadas para o mundo do trabalho e para a formação da cidadania, com uma especial valorização das experiências que os alunos já possuem.
Nesse sentido, foi definidocomo objetivo geral para esta investigação, identificar as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos do ensino fundamental de uma escola de Montes Claros, na realização das provas de língua portuguesa do Telecurso.
Especificamente pretendeu-se: i) evidenciar os fatores que determinaram a não escolarização na idade série adequadas; ii) evidenciar a porcentagem de alunos que, emboratenham frequentado a sala de estudos, não realizam a prova e iii) identificar se existe a valorização das experiências dos alunos nos textos apresentados nas provas e, iv) explicitar a importância e a eficiência do telecurso como meio viável ou não de aquisição da formação necessária para o prosseguimento da escolaridade, melhor qualificação para o trabalho e exercício pleno da cidadania de jovens eadultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos no ensino fundamental em idade própria.
O estudo caracterizou-se por uma abordagem quanti-qualitativa e descritiva. Primeiramente buscou-se o embasamento teórico através do estudo bibliográfico de autores e documentos oficiais que abordam o tema em questão.
Os dados foram coletados por meio da análise de quadrosestatísticos disponíveis nos arquivos da escola e de provas da disciplina Língua Portuguesa, referentes ao segundo semestre de 2009 e segundo semestre de 2011, disponibilizadas pela escola. Foram analisadas duas provas com 30 questões cada, das quais foram selecionadas, como amostra, 08 questões de língua portuguesa, respondidas por 28 alunos do ensino fundamental.
A escola quedisponibilizou os seus dados de arquivo, para a pesquisa, pertence à rede pública de Montes Claros/MG e atende, na maioria das vezes, alunos da periferia da cidade.
Justifica-se esta investigação o fato de que os seus resultados poderão evidenciar se o programa de fato vem agindo em conformidade com seus pressupostos norteadores e se constituindo com um programa que tem proporcionado, com...
tracking img