Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Artesanal
Curso Prático de Técnicas de Artesanato em Bijuterias

Introdução:
Realizar um trabalho preventivo usando os módulos básico e específico, além de orientar, apoiar e promover socialmente as famílias participantes do curso; para com isso tentar conter o grande número de evasões escolares, que tira grande parte de nossos adolescentes e adultos da escola no nosso município etrabalhar a família juntamente com os jovens, visando tirá-los da faixa de exclusão social.

Proposta de Capacitação:
Com os cursos práticos de técnicas de artesanato em bijuterias, estaremos capacitando estes jovens, adulto para que possam gerar sua própria renda; inserindo-os no mercado de trabalho, além de criarmos estímulos para que os valores éticos e profissionais sejam por elesassimilados.
Nossa proposta é articular ação e executar serviços de orientação, apoio e promoção social dos participantes e seus familiares que estão no processo de exclusão social, viabilizando um trabalho de caráter preventivo e transformador através do módulo básico e específico.

Justificativa:
Depois de uma pesquisa informal na comunidade e conversas com adolescentes ligados a entidade notamos ogrande interesse dos jovens no aprendizado de técnicas de bijuterias. Num município carente recursos, e com grande parte da sua população sendo de baixa renda, se faz necessário à implementação de projetos socioculturais e de geração de renda.
Por esse motivo o projeto artesanal se torna dessa maneira de grande valia. Com o curso prático de artesanato em bijuterias, que proporciona um rápidoretorno financeiro, os jovens dessa comunidade terão uma excelente opção, para o crescimento da renda familiar, podendo no futuro formarem cooperativas para melhor escoar sua produção. Para melhor assimilação dessa proposta firmamos parceria  de vivência prática onde os jovens terão contato com adolescentes que já estão lidando com essa técnica e com o público.

Objetivos:
A partir da realidadeacima descrita, é que se sentiu a necessidade da criação do projeto, buscando através do curso prático de bijuterias artesanais, o descobrimento de alternativas de subsistência procurando também o envolvimento espontâneo de toda a família, pretendendo fundamentalmente tirar esses jovens da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade,cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades.

Público Alvo:
Adolescentes e adultos da comunidade, entre 16 a 45 anos de ambos os sexos, de baixa renda ou não.

Cronograma de Atividadades:
Módulo Básico:
O módulo básico se propõe a trabalhar as questões que envolvam o desenvolvimento de adolescentes e adultos integralmente, ou seja, questões de Saúde, Higiene,DST (AIDS), Drogas, Família, Sexualidade, Meio Ambiente e Reforço Escolar servindo como ponte e  complemento ao módulo específico, o reforço escolar servirá também para o aumento do raciocínio lógico (Ex: cálculo de compra de material, cálculo de preço do produto final, etc.) 

Apoios Estratégicos:
Vídeos, passeios de lazer e culturais (visitas a Museus, Jardim Zoológico, Planetário, etc.),palestras, debates e apoio a família através de políticas públicas, buscando mostrar os seus direitos de cidadão.

Módulo Específico:
Neste módulo será oferecido aos participantes o conhecimento específico de atividades práticas e teóricas de bijuterias artesanais. Além de capacitá-los para que possam gerar sua renda e também lhes incutindo valores éticos e profissionais.

Bijuterias ArtesanaisEspecificação do Curso:
Para melhor assimilação das oficinas, chegou-se a conclusão de que o curso deveria ser composto de 30 alunos, divididos em duas turmas de 15 alunos cada.

Duração do Curso
Módulo básico - 300 horas
Módulo específico - 300 horas
Total - 600 horas durante cinco meses

Local do Curso e da vivência prática:
As oficinas acontecerão no espaço da instituição. 
A...
tracking img