Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]







UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO SERVIÇO SOCIAL




PESQUISA EM SERVIÇO SOCIA L
PROFESSORA EAD SUZANIR FERNANDA MAIA








IVONETE PEREIRA SILVA


Salvador, 19 de setembro de 2012





APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, estimular o estudante a desenvolver habilidades que serão de fundamental importância no seu campo deatuação profissional. A seguir mencionaremos um projeto de pesquisa denominado: A gravidez na adolescência, uma situação muito comum no dia a dia.
Ser mãe é uma das fases mais maravilhosas na vida de uma mulher. Mas e quando isso acontece muito cedo pode gerar transtornos seríssimos. É cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde,444.056 meninas e adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos, tiveram filhos em 2009. Destes, mais de 70 mil é referente aos números do estado de São Paulo, o maior em todo Brasil.
A cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem no Brasil são filhas de adolescentes. Esse índice representa três vezes mais garotas menores de 15 anos grávidas do que na década de 70. O índice de gravidez entreadolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas.

E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias consequências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério.

As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dospais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.

Além disso, o corpo da adolescente também não está pronto para gerar uma criança, alguns problemas como o tamanho e conformidade da pelve, a elasticidade dos músculos uterinos, os temores, desinformação da adolescente, dificultará o desenvolvimento do feto.











[pic]











AGRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA



















Salvador 2012



JUSTIFICATIVA

O tema escolhido visa relatar as consequências de uma gravidez precoce em adolescentes com faixa etária de 12 a 18 anos, bem como o modo de atuação do profissional em serviço social, na busca por meios de minimizar os casos.

A pesquisa em Serviço social é de fundamental importância, a fim debuscarmos enquanto profissionais uma realidade concreta e adicionarmos medidas de prevenção.

A pesquisa é um dos procedimentos teórico-metodológicos que, ao ser incorporado à prática profissional, poderá levar o assistente social a reinventar, reconstruir e até construir um vir a ser para o Serviço Social, a partir da eliminação da consciência acomodada e até adormecida. Permite uma auto-análise erevisão permanente dos que a praticam, uma compreensão do outro, com mais tolerância. Ainda com a sustentação no estudo e na pesquisa, percebe-se que cada discurso é apenas uma forma de compreensão da realidade e não uma verdade absoluta sobre ela. Inumeráveis são as vantagens da pesquisa, para os que a praticam. Mas essa importância tem que ser exaltada desde os momentos iniciais da graduação portodos os que têm a missão de contribuir com uma postura interdisciplinar, com uma formação profissional aliada às demandas do mercado, com a fundamentação teórico-metodológica e com o projeto ético-político da profissão. A observação da trajetória do Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, permite identificar uma história de avanços e conquistas, nosentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe dá sustentação teórica e metodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa, e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa.

Há que se considerar que as pesquisas em Serviço Social...
tracking img