Publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Criação de peças com o tema ecologia, e análise das Figuras de linguagem utilizadas.

1° peça: Desmatamento.



Na peça sobre o desmatamento fui usado as Figuras de Pensamento e deConstrução. Na primeira parte do texto de apoio foi usado ironia, porque a ironia acontece quando o discurso usado tem um significado contrário, em “desmata mais, pra você ver como vai ficar melhor” osentido real seria que se desmatar não vai ficar melhor, e sim pior. Essa inversão do sentido, às vezes com um tom humorístico, às vezes com tom crítico, é o que caracteriza a ironia.

Já na segundaparte do texto de apoio temos a figura de construção elipse, que acontece quando termo facilmente identificável não aparece no texto. No trecho “acabando com ela” nota-se que “ela” é a floresta,termo que não aparece no contexto.



[pic]

Criação de peças com o tema ecologia, e análise das Figuras de linguagem utilizadas.

2° peça: Sacola plástica.



Na segunda peça foi utilizadoas Figuras de Som e Construção. No título da peça em “Toda sacola é um saco” temos aliteração, que é a reprodução de sons de consoantes semelhantes, e geralmente vem no início dos termos: Sacola, saco.No texto de apoio temos a figura assíndeto, que é a ausência de um conectivo, geralmente substituído por sinais de pontuação, como a vírgula ou o ponto e vírgula.

Já na frase final temostambém uma figura de construção, só que agora é a figura anacoluto, que ocorre quando deixamos um termo solto na frase. No nosso caso o “inove” está solto do resto da frase.

[pic]

Criação de peçascom o tema ecologia, e análise das Figuras de linguagem utilizadas.

3° peça: Queimadas.



A terceira peça foi usada Figuras de Palavra, no título e na primeira parte do texto de apoio. Notítulo foi usada comparação, comparando as queimadas aos cigarros. E no texto de apoio, na segunda parte, foi também usada a figura de comparação, porque se faz uma expressiva comparação entre as...
tracking img