Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALFABETIZAR ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ENVOLVENDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Acadêmica: Marcela Karollyne Fabre
Prof. Neuzi Schotten Shiochetli
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (PED 9271) Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
09/05/2011

O tema atual serve de estimulo a todos aqueles que, envolvidos com o processode alfabetização, procuram alcançar a profícua relação entre as que pensam e o que vivem pela via da pesquisa sobre o cotidiano, buscando sempre refletir sobre sua pratica pedagógica.
O trabalho bem orientado pelo professor demonstra de maneira inovadora a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização.
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural,expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Jogar e brincar são atividades que, bem orientadas certamente, contribuirão no desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.

Palavras-chave: Estímulo, processo de alfabetização, importância das atividades lúdicas.1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à alfabetização estão relacionados às práticas educativas (métodos de ensino).
Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, a humanidade observou aimportância da criança que brinca.
Os efeitos do brincar começam a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para aconstrução do conhecimento do aluno.
Para Vygotsky (1987), a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objeto e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção.
O brincar permite, ainda, aprender a lidar com as emoções.
Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundocultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade.

1.1 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por mais louvável que seja tentar definir o brincar, isso pode sugerir uma abordagem quantificável que, raramente acontece. Embora aceitando quase instintivamente o valor do brincar, é difícil para os professores envolvidos na organização cotidiana da aprendizagem infantilextrair algo com substância pragmática e teórica suficiente sobre o qual basear seus julgamentos e oferecimento de aprendizagem.
Existem amplas evidências desta dificuldade nas escolas de educação infantil e de ensino fundamental onde o “brincar” é frequentemente relegado a atividades, brinquedos e jogos que as crianças podem escolher depois de terminarem seu trabalho.
A dicotomia para osprofessores é muito real: por um lado, a implicação é de que as crianças aprendem muito pouco sem a direção dos professores, e, por outro, o brincar auto iniciado pela criança é defendido como proporcionador de um melhor contexto de aprendizagem.
Isso serve para salientar as muitas complexidades do papel do educador infantil. O tempo gasto brincando com as crianças é menor do que, por exemplo, ouvindoa leitura de cada uma, e vice-versa. Também existe a dificuldade, salientada de que os próprios adultos na verdade acham muito insatisfatórios e até frustrante brincar com as crianças.

1.2 - A Utilização do Lúdico no Processo do Ensino-Aprendizagem da Leitura e da Escrita

O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso,...
tracking img