Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Edouard Paulo Nicolau Carreira
Nº 2269
Disciplina: Física e química
Modulo: 4 - soluções EQ2

 

INTRODUÇÃO
Neste trabalho vou explicar, o material utilizado, o procedimento daexperiencia cientifica e sua explicação e por ultimo vou mostrar um vídeo da experiencia.

MATERIAL
* Lata de Alumínio (vazia) (Fig.3)
* Chama do fogão (Fig.4)
* Tenaz (será usadocomo garra) (Fig.2)
* Tina, com água fria (Fig.1)
COMPOSTOS
* Água

Fig.4 – fogo do fogão
Fig.3 – lata vazia
Fig.2 - tenaz
Fig.1 - tina

PROCEDIMENTO
Insira 30 ml de água aointerior da lata vazia, preenchendo aproximadamente 1/10 do seu volume.
* Preencha com aproximadamente 200 mL de água fria, a tina.
* Aqueça a lata usando a tenaz, até verificar que a água, noseu interior, se encontra em ebulição. Deixar a lata no aquecimento um minuto depois da ebulição ser atingida. (Deve-se deixar a água estar em ebulição, de maneira a que o efeito seja mais evidente.Tendo cuidado porque esta lidando com água em ebulição, isto é, a 100 ºC, o que pode implicar queimaduras graves.)
* Com o máximo de cuidado retire a lata do aquecimento com ajuda da tenaz. Dá umavolta de 180º, isto é, colocar a abertura para baixo e ao mesmo tempo mergulha a lata imediatamente na água do prato. Dando origem a (Fig.5):

Fig.5 – lata no final da experiencia

EXPLICAÇÃO DAEXPERIENCIA
Durante o aquecimento da água dentro da lata de alumínio, a temperatura da água sobe até aos 100 ºC (ebulição), sendo a sua pressão aproximadamente igual à atmosférica. Quando está emebulição parte da água vai passar para o estado gasoso, sendo o volume interior da lata completamente preenchido por água no estado líquido em equilíbrio com o seu vapor. É de salientar que sendo a latafeita de um material bom condutor de calor e pouco espesso, a temperatura das paredes desta irá ser, praticamente, uniforme.
Quando se inverte a lata, o líquido que estava no fundo passa a ocupar o...
tracking img