Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Inclusão do Pedagogo no ambiente hospitalar - ainda uma conquista.
Jacyara Coy Souza Evangelista
1

Faz algum tempo, que os cuidados com os pacientes, não se concentram mais entre os profissionais de saúde,estes já são compartilhados por outros das mais diversas áreas de atuação psicóloga, terapeutas ocupacionais, reacreadores, educadores

físicos, musicistas, brinquedistas, contadores dehistórias, agentes culturais, religiosos e pedagogos, que contribuem de acordo com sua formação acadêmica, e isso se deve ao movimento de re-humanização das relações médico-paciente e hospital.

A ação educativa hospitalar passa a compor as diversas transformações pelas as quais nosso país vem passando na tentativa dicotômica de colocar a educação e a saúde como direito de todos os cidadãos,pois mesmo reconhecida legalmente, a prática educacional no ambiente hospitalar, ainda não apresenta reconhecimento

nesse espaço e na academia, como anunciam Nascimento e Schilke (2007, p.97).

Para Silva (2002), a tarefa de cuidar é um dever humano, e não dever exclusivo de uma classe profissional. Entretanto , Paula (2002) diz que , ainda são poucos os hospitais que discutem de formaconjunta, coletiva e integral os aspectos da hospitalização para um atendimento global e multidisciplinar.

Paula (2002) garante que , a implantação das equipes multidisciplinares, nas quais diferentes profissionais começam a fazer parte desse cenário, possibilitam o contato e o diálogo dos enfermos com diferentes áreas do conhecimento que envolve informações sobre a doença e a hospitalização. Assim, sedá a inserção de novos profissionais, como no caso o pedagogo.

Uma das funções do pedagogo na Escola do Hospital é de estimular o crescimento intelectivo e sócio-interativo, além de favorecer a continuidade de aprendizagens

2

escolares e a reintegração das crianças à escola de origem ,mesmo estando doente elas continuam se desenvolvendo.

Como assegura os PCN’s (p.46, 1997): A escolana perspectiva de construção da cidadania precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar os seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber.

Para atuar na Escola no Hospital, o pedagogo faz-se necessário estar preparado para trabalhar com a diversidade humana e diferentes vivênciasculturais, identificando as necessidades educacionais especiais do alunado impossibilitado de freqüentar a escola, além de ter que definir e implementar estratégias de ensino diversificados e flexíveis que atendam as exigências curriculares.

Compete a este ainda desenvolver: Currículo flexibilizado e/ou adaptado; manter vínculo com as escolas de origem e sua adequada integração ou reintegração aogrupo escolar correspondente, além disso, é necessário adequadar o ambiente e os materiais, planejar o dia-a-dia do grupo, registrar e avaliar o trabalho pedagógico desenvolvido, registrar e avaliar o trabalho pedagógico desenvolvido (Brasil, 1996). Aliados a isso, muita dedicação, compromisso e afeto.

Os desafios da escola hospitalar são inumeráveis, lidar com o sofrimento , com a dor, aangústia, a tristeza das crianças e logo depois ter que conquistá-la para aceitar o convite para ir à escola, faz do professor um mágico, que ao tirar da sua caixa de ferramentas, livros, o papel, os papéis, os lápis coloridos, materiais muitas vezes pouco atrativos na rotina da escola regular, na escola do hospital esses materiais representam a possibilidade nesse momento de distanciamento do seu mundoexterior, a aproximação da sua vida normal.

3

Aprender implica investir na vida (Ribeiro, 1993, p.23). Os materiais escolares, a sala de aula e o professor representam para a criança e seus familiares/ acompanhantes, o lado saudável da vida.

Como alerta Ortiz e Freitas (2005, p. 54), as crianças e adolescentes hospitalizados, independentemente de suas patologias, são considerados...
tracking img