Competencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo em vista a natureza multidisciplinar da metrologia, seu aprendizado requer sólidos conhecimentos em física, química, matemática e da engenharia, além de grande habilidade e experiência laboratorial. Como se observa, o problema de recursos humanos para metrologia não é uma questão de natureza stricto-sensu, mas sim o conhecimento em um campo científico e tecnológico de uma determinadagrandeza a ser medida. JORNADA (2003). Não obstante aos conhecimentos mencionados, destaca-se outros requisitos importantes para o aperfeiçoamento do profissional em metrologia: cálculo de incertezas das medições, técnicas de comparação interlaboratorial e critérios de rastreabilidade, conhecimento do sistema metrológico nacional e internacional, ciência e tecnologia etc.
Em se tratando de um InstitutoNacional de Metrologia (INM), observa-se a necessidade do domínio de um conjunto de competências, inerentes as funções de um INM, no âmbito da metrologia científica e industrial, tais como:
• realizar, reproduzir, manter e disseminar as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI), em seus múltiplos e submúltiplos;
• desenvolver padrões nacionais, referenciando-os, direta ouindiretamente, aos padrões internacionais;
• desenvolver pesquisas científica e tecnológicas relativas à metrologia, sendo um dos pilares para a competitividade da indústria brasileira;
• prestar serviços de natureza metrológica, além de coordenar e supervisionar a prestação desses serviços, quando executadas por entidades especificamente credenciadas para este fim;
• prestar apoio às áreas de metrologialegal, qualidade, normalização e credenciamento de laboratórios;
• disseminar os conhecimentos da metrologia para a sociedade;
• coordenar ações de reconhecimento internacional, relacionadas à padronização das unidades do SI.
O atual estado-da-arte da metrologia necessita de pessoal de alta qualificação, conforme observado. No entanto, cabe ressaltar que além da agregação de valoresindividuais, há uma relação íntima entre as competências organizacionais e as individuais. Neste sentido, a existência de sistemas de gestão bem definidos e integrados com o planejamento estratégicos é condição primordial para execução da missão institucional.


S
Esta proposta de modelo de inventário de competências é proveniente de uma pesquisa realizada na Diretoria de Metrologia Científica eIndustrial do Inmetro (Dimci) , com vistas a subsidiar a dissertação de mestrado do próprio autor, cuja finalidade foi a de contribuir para o estabelecimento do perfil do atual profissional de nível superior de metrologia científica e industrial, face aos novos desafios científico e tecnológicos.
Desse modo, foi elaborado um questionário que permitiu avaliar as atuais competências dos profissionais daDimci/Inmetro (competências existentes) comparadas com as competências consideradas necessárias às atividades de um Instituto Nacional de Metrologia (competências desejadas).
O modelo conceitual de competências empregado nesta pesquisa foi o das três dimensões de DURAND (!998). Neste sentido foi desenvolvido um questionário com 54 competências, distribuídas em três blocos, do seguinte modo: 19questões sobre conhecimentos, 22 sobre habilidades e 13 sobre atitudes. Além das 54 itens fechados, haviam mais três questões abertas, ao final de cada bloco de competências, onde o respondente poderia manifestar-se sobre a necessidade de se incluir mais alguns itens, julgados de importância.
Adicionalmente, outras informações sobre os respondentes foram solicitadas no questionário, tais como: nome,divisão, laboratório, formação, titulação, tempo de serviço, gênero e idade, com vistas a se estabelecer as correlações estatísticas entre essas informações e as competências verificadas.
Para mensurar o grau de importância de cada um desses 54 itens, foi utilizada uma escala de avaliação do tipo diferencial semântico, "Escala diferencial semântica de Osgood", GIL (1999), constituída de 5...
tracking img